O seminário acontece no dia 2 de agosto, no Colégio Polyuni, em Caxias do Sul, das 8h30 às 17h e será voltado para educadores, pesquisadores, gestores públicos e famílias para dialogar sobre os avanços, desafios e possibilidades no atendimento a esse público. O tema do evento será: “Altas Habilidades e Superdotação: reconhecimento, acolhimento e desenvolvimento de potencialidades”.
Ao longo do dia, os participantes terão acesso a diversas atividades, como ateliê criativo com crianças e jovens superdotados, palestras e mesa-redonda. O seminário abordará estratégias pedagógicas para pessoas superdotadas, o papel da família no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, entre outros assuntos.
A idealizadora da iniciativa, vereadora Marisol Santos (PSDB), afirma que além das leis criadas, o município utiliza a divulgação de informações para aprimorar o atendimento para as crianças e adolescentes superdotadas de Caxias do Sul.
O congresso marca a abertura da Semana Municipal das Altas Habilidades e Superdotação de Caxias do Sul que se encerra com a celebração do Dia Internacional e Estadual, em 10 de agosto. O evento é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. As inscrições podem ser feitas no site Sympla e são gratuitas.
Confira a programação:
17h – Encerramento e entrega de certificados.
8h – 8h30 — Credenciamento e acolhida
8h30 – Abertura Oficial
9h – Palestra: “Altas Habilidades e Superdotação no Século XXI: Neurociência, Educação Emocional e Desafios da Inclusão Escolar”, com Patrícia Neumann
10h – Pitch Acadêmico com a pesquisadora Aline Lenzi / UCS –
10h30 – Mesa Redonda “O olhar da família, da escola e da criança: convivendo com as altas habilidades”
11h30 – 13h – Intervalo para almoço
13h – Palestra “Estratégias pedagógicas para potencializar talentos no ambientes de ensino”, com Áthyllas Lopes
13h – Ateliê Criativo com crianças e adolescentes superdotados
14h30 – Pitch Acadêmico com a pesquisadora Rafaela Camila Rigon / UCS: “A percepção das famílias acerca da inclusão escolar de seus filhos com Altas Habilidades/Superdotação”
15h – Painel “O papel da família no desenvolvimento das altas habilidades”, com Larice Bonato
16h – Painel “Como a escola pode ser um espaço de acolhimento e desenvolvimento?”, com a participação de professores que compartilharão suas experiências exitosas com projetos de enriquecimento na Serra Gaúcha.