O Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado neste mês, revelou que Caxias do Sul ocupa o 6º lugar no país no quesito Funcionamento da Máquina Pública, subindo sete posições em relação ao ano anterior. O município é o 4º colocado na Região Sul, ficando atrás de Londrina, Porto Alegre e Curitiba. Os rankings dos estados e municípios são elaborados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e têm como objetivo oferecer um raio-X da gestão pública a partir de indicadores estruturados em diversas áreas.
Conforme o CLP, o pilar Funcionamento da Máquina Pública tem peso de 9,3% no Ranking e avalia indicadores como o custo da função administrativa e legislativa, a qualificação dos servidores, a qualidade da informação contábil e fiscal, a transparência e o tempo para abertura de empresas. O CLP também destaca que servidores mais qualificados e a redução de custos de transição e burocracia são fundamentais para potencializar investimentos em inovação nos municípios.
O prefeito Adiló Didomenico destaca que a posição de Caxias do Sul no ranking reflete o avanço e o trabalho realizado em diversas frentes, como a qualificação dos servidores, a busca pela desburocratização dos processos municipais e o esforço para tornar a máquina pública mais eficiente e transparente.
Com 5.570 municípios espalhados pelo Brasil, no Ranking Geral de Competitividade, Caxias do Sul ficou classificado em 27º lugar no País e 10º na Região Sul, subindo oito posições em comparação com 2024. O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões.
A primeira dimensão, Instituições, inclui dois pilares: Sustentabilidade fiscal e Funcionamento da máquina pública. A segunda dimensão, Sociedade, é composta por sete pilares: Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento e Meio ambiente. Por último, a terceira dimensão, Economia, inclui quatro pilares: Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e Telecomunicações. Dessa forma, é possível acessar o site do CLP para analisar a posição do município em todos os pilares avaliados.