Os apaixonados por literatura já se preparam em Caxias do Sul para mais uma edição de uma das maiores feiras do setor. Faltando pouco mais de um mês para a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, a equipe de organização finaliza os ajustes para o evento. A programação já está definida, passando apenas por adequações pontuais. A Feira ocorre de 26 de setembro a 12 de outubro.
A montagem das estruturas que vão receber bancas, livreiros e público está prevista para a segunda quinzena de setembro. Já a instalação das bancas deve começar a partir do dia 20. Até o momento, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) encerrou o período de inscrições para autores, editoras e livreiros interessados, que terminou em 25 de julho. Cada participante precisou doar cinco exemplares da obra a ser autografada, destinados ao acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas, além de enviar a imagem da capa do livro.
O diretor do Livro, Literatura e Leitura da SMC, Cássio Immig, explica que, neste momento, os trabalhos se concentram na compra de passagens aéreas para autores convidados de outras cidades e no lançamento oficial do evento, previsto para o início de setembro.
Durante a Feira também será realizada a 21ª edição do Passaporte da Leitura. Neste ano, 44 escolas públicas receberão, ao todo, 924 livros de autores selecionados. As obras serão trabalhadas em sala de aula e, posteriormente, os estudantes terão a oportunidade de encontrar os escritores em encontros promovidos pela Feira.
O patrono da edição será o escritor Pedro Guerra, enquanto o título de Amigo do Livro será entregue ao ilustrador Ernani Carraro. Com mais de 13 anos de carreira, Pedro Guerra já publicou 20 obras voltadas ao público jovem, atuando também como palestrante e editor. Já Ernani Carraro, artista plástico e designer gráfico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), têm trajetória consolidada na publicidade e atualmente desenvolve projetos autorais em artes visuais e ilustração.
A 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul reuniu um público estimado de 143 mil visitantes ao longo dos 17 dias de atividades, com a venda de 35.729 livros.