Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul reúne especialistas e lança programa para fortalecer prevenção de desastres na região

  • Jonatan Mombach
  • 04/03/2026
Foto: Ícaro de Campos

Caxias do Sul sediou na última terça-feira (3), no Parque de Eventos da Festa da Uva, a reunião do projeto Previne Taquari-Antas, iniciativa que reúne pesquisadores, instituições parceiras e representantes das Defesas Civis municipais para avançar em estudos e estratégias de prevenção a desastres. Coordenado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o projeto prevê a aplicação de pesquisas em 15 municípios mais afetados por movimentos de massa no último ano.

Durante a reunião, os coordenadores explicaram que o engajamento das prefeituras será decisivo para o acesso a dados e para a consolidação de diagnósticos que subsidiem políticas públicas mais eficazes na gestão de riscos. O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Souza, ressaltou a importância da integração entre o poder público, a academia e a sociedade civil.

O encontro contou com apoio institucional da 9ª Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Serra e marcou mais um passo na articulação regional após os eventos extremos registrados em 2024. Também participaram lideranças regionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e coordenadores municipais da área.

No mesmo contexto de fortalecimento institucional, a Prefeitura de Caxias do Sul promoveu nesta quarta-feira (4) o Seminário Caxias do Sul Resiliente, com o objetivo de apresentar oficialmente o programa municipal voltado à preparação e resposta a desastres. O evento detalhou os principais riscos identificados no município, além de expor a metodologia, as etapas de execução e os objetivos estratégicos do novo plano.

A iniciativa integra um termo de cooperação firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que viabilizou a contratação da empresa Hopeful Brasil – Educação em Desastres para elaborar o Plano de Contingência do município. Conforme a Defesa Civil, a consultoria será responsável por estruturar protocolos, definir fluxos de ação e capacitar diferentes órgãos e a comunidade, por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

Tags:
  • caxias do sul
  • Defesa Civil
  • DESASTRES CLIMÁTICOS
  • PREVENÇÃO DE DESASTRES
Jonatan Mombach
Jonatan Mombach

Artigo Anterior
  • Notícias
  • Trânsito

Secretaria de Trânsito alerta para bloqueios por ocasião do desfile da Festa da Uva e de jogo do Juventude

  • Redação
  • 04/03/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Secretaria de Trânsito alerta para bloqueios por ocasião do desfile da Festa da Uva e de jogo do Juventude

  • 04/03/2026
ler post

Secretaria da Saúde autoriza reforma no telhado do Hemocs nesta quinta-feira

  • 04/03/2026
ler post

Hérnia de disco com dor ciática persistente leva pacientes a avaliar cirurgia endoscópica

  • 04/03/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Confira as informações para o confronto entre Juventude e Guaporé-RO
  • Secretaria de Trânsito alerta para bloqueios por ocasião do desfile da Festa da Uva e de jogo do Juventude
  • Hérnia de disco com dor ciática persistente leva pacientes a avaliar cirurgia endoscópica
  • Prefeitura de Caxias do Sul apresenta nova proposta salarial aos servidores
  • Sala do Empreendedor passa a atender em novo endereço nesta quinta-feira
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

04/03/2026 - Atualizado em 04/03/2026 - 19:22

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar