Caxias do Sul foi premiada por seu trabalho voltado a inovação e implementação de novas tecnologias, conquistando o selo Connected Smart Cities (CSC) de Boas Práticas em Cidades Inteligentes – Nível Ouro e Prata. A cerimônia do Connected Smart Cities & Mobility ocorreu em São Paulo, na quarta-feira (24). O Vice-prefeito Edson Néspolo recebeu as distinções, acompanhado pela secretária da Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos e o superintendente de Governança Pública Municipal, Samuel Rodrigues Adami.
Esta é a segunda vez que o município participa do evento Cidades CSC, que busca incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades. Neste ano, Caxias do Sul também recebeu pela primeira o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação, Nível Prata. A secretária Grégora celebrou a conquista e ressaltou que as ações da administração devem ser cada vez mais ampliadas.
Caxias do Sul foi uma das 11 cidades brasileiras reconhecidas com o Selo Ouro do Connected Smart Cities, principal plataforma de cidades inteligentes do Brasil. A premiação, que avalia boas práticas urbanas nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Aspiracional, também foi concedida a capitais como Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o vice-prefeito Edson Néspolo, o reconhecimento foi possível graças ao avanço significativo da cidade em áreas como tecnologia, inovação e desenvolvimento de ecossistemas, saindo da categoria Bronze para Ouro. Néspolo também destacou que a cidade está prestes a firmar um contrato de empréstimo de R$ 300 milhões para investimentos no programa Prodigital, voltado à modernização dos serviços públicos. A expectativa é de que áreas como saúde, educação e demais setores da administração municipal sejam significativamente beneficiadas com as melhorias previstas.
O Connected Smart Cities tem como missão identificar soluções que contribuam para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, sustentáveis e integradas, reunindo empresas, instituições de ensino, entidades e governos de todas as regiões do país.