A ação da Estratégia Nacional Alimenta Cidades tem como objetivo ampliar a produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e populações em situação de vulnerabilidade social. Caxias do Sul é um dos sessenta municípios selecionados em todo o Brasil para participar da ação.
O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, em diferentes pontos da cidade. Com finalidade de promover um diálogo entre representantes governamentais da sociedade civil e a população local, a oficina é uma proposta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS), em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério das Cidades (MCID).
Esta não será a primeira iniciativa do segmento realizada no município, na última semana, ocorreu a Caravana dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA). A diretora de Segurança Alimentar da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Kalizia Dalla Zen, comenta sobre o intuito da oficina e a importância de políticas públicas voltadas a garantia da segurança alimentar.
A programação da Oficina Presencial Alimenta Cidades inicia na quinta-feira (27), no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, a partir das 8h30min. Ao longo do dia, ocorrerão trabalhos em grupo, dinâmicas e apresentação de estratégias. Já na sexta-feira (28), estão programadas visitas técnicas ao Ponto de Safra (na praça Dante Alighieri), Horta Comunitária Belo Horizonte, Instituição Leonardo Murialdo, Restaurante Popular, Núcleo Integrado de Política Públicas (NIPP Canyon), Banco de Alimentos e Cozinha Experimental, entre outros. Ainda na sexta-feira, será oferecido um almoço com 100% dos alimentos produzidos pela cozinha experimental do Banco de Alimentos de Caxias do Sul.