Filme marca os 10 anos do desastre de Mariana e aborda os impactos persistentes da mineração em Minas Gerais.
A Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias do Sul, exibe nesta semana o documentário “Rejeito”, de Pedro de Filippis, em pré-estreia nacional. As sessões acontecem de 23 a 26 de outubro, sempre às 14h30. O lançamento oficial nos cinemas brasileiros está marcado para 30 de outubro, data que marca os dez anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
O longa, que já foi exibido e premiado em festivais internacionais como IDFA (Holanda), Hot Docs (Canadá) e Cinéma du Réel (França), acompanha a luta de comunidades mineiras que vivem sob a constante ameaça de barragens. A narrativa centra-se na atuação da conselheira ambiental Maria Tereza Corujo (Teca), que enfrenta poder público e mineradoras, enquanto moradores buscam reconstruir seus territórios e preservar seus modos de vida.
Segundo o diretor Pedro de Filippis, o objetivo do filme não é espetacularizar os desastres de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), mas evidenciar os processos históricos de exploração mineral ainda ativos no país.
“O filme vai além da denúncia. Ele mostra como esse modelo continua apagando histórias e modos de vida”, afirma Filippis.
Produzido pela Enquadramento Produções em parceria com a Here and Elsewhere (EUA) e distribuído pela Descoloniza Filmes, “Rejeito” é resultado de quatro anos de filmagens e pesquisa em áreas diretamente afetadas pela mineração. O documentário também terá um lançamento de impacto social, com exibições em comunidades, escolas, universidades e eventos voltados à justiça socioambiental.
Para o coordenador da Sala de Cinema Ulysses Geremia, Francisco Frainer Silva Junior, a pré-estreia reforça o compromisso da Secretaria Municipal da Cultura com a difusão de obras nacionais que dialogam com temas urgentes como memória, território e meio ambiente. Ele lembra que o filme chega em um momento importante, durante a realização da COP30 no Brasil, quando os efeitos das mudanças climáticas estão em debate mundial.
Além de “Rejeito”, a programação da Sala de Cinema Ulysses Geremia inclui títulos como Amores Brutos (relançamento), Retratos de Norah e Uma Mulher Diferente, com sessões de quinta a domingo. A programação valoriza o cinema nacional e a preservação da identidade e memória cultural brasileira.
Serviço
Documentário “Rejeito”, de Pedro de Filippis
Sala de Cinema Ulysses Geremia – Centro de Cultura Ordovás
De 23 a 26 de outubro
Horário: 14h30
Entrada gratuita
Mais informações: www.enquadramen.to/rejeito
Confira outras imagens da produção e do diretor (segunda foto da galeria):




Confira as sinopses dos novos filmes em cartaz no Ulisses Geremia
“Rejeito”, premiado documentário de Pedro de Filippis, chega aos cinemas, marcando os 10 anos do desastre de Mariana.
Sinopse: Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas estruturas ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. “Rejeito” acompanha uma conselheira ambiental do Estado que enfrenta o modus operandi do governo e das mineradoras, ao passo que comunidades ameaçadas resistem em seus territórios. Com uma abordagem intimista e crítica, o documentário lança luz sobre os conflitos invisibilizados da mineração no Brasil contemporâneo.
Ficha Técnica:
Direção: de Pedro de Filippis
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Classificação: 10 anos
Serviço:
de 23 a 26/10 às 14h30
Relançamento de “Amores Brutos”, de Alejandro González Iñárritu, em 4K estreia no próximo dia 23.
Sinopse: Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.
Ficha Técnica:
Duração: 2h 33min
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Alejandro González Iñárritu | Roteiro Guillermo Arriaga
Elenco: Goya Toledo, Álvaro Guerrero, Jorge Salinas
Título original Amores perros
Classificação: 16 anos
Serviço:
de 23 a 26/10 às 19h30
O Retrato de Norah é o primeiro filme saudita premiado em Cannes.
Sinopse: Primeiro filme da Arábia Saudita selecionado para o Festival de Cannes, ganhou menção do júri na mostra Un certain regard. Ambientado em uma pequena vila remota na Arábia Saudita nos anos 90, quando a expressão artística era proibida, é uma história sobre a chegada de um novo professor, ex-artista, à pequena comunidade onde ele conhece uma jovem chamada Norah, que sonha em ter um retrato seu, como nas capas das revistas.
Ficha Técnica:
Título original: Norah
Título no Brasil: O Retrato de Norah
Direção e Roteiro: Tawfik Alzaidi
Elenco principal: Yagoub Alfarhan (Nader), Maria Bahrawi (Norah), Abdullah Alsadhan (Abu Salem)
Duração: 94 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
Serviço:
de 23 a 26/10 às 16h
Dirigido por Lola Doilon, “Uma Mulher Diferente”, aborda romance e autismo.
Sinopse: Katia é uma documentarista brilhante de 35 anos que demonstra uma abordagem única para seus relacionamentos, todos mais ou menos caóticos. Sua participação em um novo documentário finalmente a leva a aceitar suas diferenças. Essa revelação abalará uma vida já complicada.
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Lola Doillon
Elenco: Jehnny Beth, Thibaut Evrard, Mireille Perrier, Irina Muluile, Philippe le Gall
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia Romântica
Classificação: 14 anos
Serviço:
de 23 a 26/10 às 17h30