A CPI da CEEE Equatorial e RGE realiza uma audiência pública regional nesta quarta-feira (22), em Caxias do Sul. O evento acontece a partir das 18h no plenário da Câmara Municipal.
A atividade é uma das sete audiências públicas regionais aprovadas pelo colegiado no início dos trabalhos da CPI, em agosto. Já foram realizados encontros em Porto Alegre, Osório e Rio Grande. Depois de Caxias do Sul, será a vez de Novo Hamburgo, Erechim e Santana do Livramento.
Em entrevista ao Jornal da Caxias, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Miguel Rossetto (PT), contou que as audiências buscam permitir a aproximação maior da comunidade com depoimentos sobre o serviço para que se possa fazer uma avaliação dos problemas graves no setor. Ele observou que os trabalhos focam especialmente na CEEE Equatorial, mas que a RGE também tem demandas relacionadas a valores de contas altas e problemas na área rural.
Rosseto informou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) conta com ranking das maiores distribuidoras do país e nenhuma das duas empresas pontua entre as 10 melhores. Ele pontuou que a população paga e tem direito a um bom serviço.
O deputado explicou que a concessão do serviço público é feita entre a concessionária e o poder concedente, sendo fiscalizado pela ANEEL. Acresce que os contratos com as devidas obrigações, tarifas e ressarcimentos aos consumidores também estão sendo investigados.
O presidente estimou que os trabalhos sejam concluídos até dezembro, quando todos os envolvidos serão ouvidos para que o relatório possa ser apresentado com as iniciativas para melhorar o serviço prestado.