Apresentado neste mês de setembro pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o novo Cartão Nacional de Saúde passa a exibir nome e CPF em substituição ao número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgou nesta segunda-feira (29) informações sobre a mudança.
Entre os dias 22 e 26 de setembro, foram atualizados 663 cartões já existentes em Caxias do Sul, enquanto 165 novos foram confeccionados. Segundo a SMS, a emissão de novos cartões depende da demanda semanal. A diretora técnica do setor de cadastro da Secretaria, Sheila Cavalli Segat, explica que quem já possui o cartão não precisa se deslocar até a SMS, pois a atualização é feita automaticamente no sistema. Já os novos cartões passam a trazer o CPF como número principal e outro código de forma complementar. A medida deve melhorar a identificação dos pacientes e padronizar os registros.
Mesmo com a mudança, pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de unificação, iniciado em julho de 2025 com a limpeza do sistema CADSUS, reduziu o número de registros de 340 milhões para 286,8 milhões ativos.
Desse total, 246 milhões já estão vinculados ao CPF e 40,8 milhões permanecem sem CPF, em fase de análise para inativação. A estimativa do Ministério da Saúde é que 11 milhões de cadastros sejam inativados por mês, totalizando 111 milhões até abril de 2026.