A implementação das mudanças para obtenção da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi concluída na última semana pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). A mudança que iniciou em dezembro foi finalizada a partir da alteração da pontuação nas provas práticas, da regulamentação da atividade dos instrutores autônomos e do uso de veículo próprio e automáticos.
Com a aplicação dessas mudanças, a população poderá fazer a parte teórica de forma virtual, pelo aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal, sem carga horária obrigatória. Também há mudança na carga horária obrigatória nas aulas práticas, saindo de 20 horas de ensino para apenas duas horas-aula.
Dentro desse processo de alterações, ainda estava pendente a aceitação das aulas ministradas por instrutores autônomos que estejam cadastrados previamente no Detran/RS, a partir da regulamentação específica que foi criada para a atuação dos profissionais. Até este domingo (15), Caxias do Sul não apresentava nenhum instrutor autônomo cadastrado.
O diretor técnico do Detran do Rio Grande do Sul, Fábio Pinheiro dos Santos, destaca que há mais de 1 mil instrutores aptos ou em processo de aprendizagem no estado e que o número pode variar conforme novos cadastros sejam realizados. Santos explica o processo de credenciamento dos profissionais e os requisitos exigidos para se tornar um instrutor autônomo.
As novas regras também alteram a pontuação do exame prático, que anteriormente era de três pontos, permitindo que o candidato some até 10. As penalidades passam a ser analisadas como infrações de trânsito, que variam de 1 a 6 pontos. Além disso, o fim da baliza no exame prático deixou de ser válido em fevereiro. Todas as mudanças estão válidas no território gaúcho para os novos condutores.
