O Município é uma das cinco cidades gaúchas selecionadas para integrar o Programa Nacional de Alimentação Escolar Agroecológico (PNAE Agroecológico), que visa ampliar a oferta de alimentos saudáveis e sustentáveis nas escolas. Além disso, o Rio Grande do Sul se destaca como o estado com o maior número de municípios participantes e inscrições, com Porto Alegre, Antônio Prado, Ipê e Montenegro também integrando a primeira fase do projeto, que inclui produtos da agricultura familiar e agroecológica nas merendas escolares. Ao todo, 15 prefeituras do estado se inscreveram.
Conforme a diretora do Instituto Comida do Amanhã, Thais Barreto, o PNAE Agroecológico— que é coordenado pelo Instituto Comida do Amanhã em parceria com o Instituto Regenera e o Instituto Fome Zero —começa com um estudo detalhado dos sistemas alimentares dos municípios selecionados. Segundo Thaís, a partir dos diagnósticos é que serão desenvolvidas propostas adaptadas à realidade local para facilitar a aquisição de alimentos agroecológicos nas escolas e promover a transição agroecológica entre os agricultores.
Thaís explica que o programa, que visa ampliar a oferta de alimentos saudáveis nas escolas e influenciar políticas públicas no país, conta com o apoio do Programa Mundial de Alimentos da ONU e da Fundação Rockefeller. Em entrevista para a Rádio Caxias, Thais ainda disse que o programa, que durará quatro anos, começa com estudos e projetos piloto, com a implementação prevista para o próximo ano. E que a escolha dos municípios para a primeira fase considerou critérios como localização nos biomas amazônico, caatinga, cerrado e mata atlântica, além de exigências como população mínima de 50 mil habitantes e adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar com recursos para a agricultura familiar.
Em Caxias do Sul, a ação terá início com uma reunião, nesta quinta-feira (27), entre representantes das secretarias de Agricultura e de Educação para definir os próximos passos. Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Comida do Amanhã.