O balanço das ações de combate à dengue realizadas nos primeiros meses de 2025 foram divulgadas pela Secretária Municipal da Saúde (SMS). Entre janeiro e fevereiro, foram efetuadas 32.839 visitas para controle e prevenção da doença. A intensificação das vistorias ocorreu devido às altas temperaturas registradas no início do ano, fator que favorece a proliferação do mosquito.
As ações preventivas são divididas em diferentes frentes. Das visitas realizadas, 23.678 foram inspeções em imóveis. Além disso, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação (LIRAa) contabilizou 8.001 visitas, ajudando a identificar áreas com maior risco de infestação. Outros 748 pontos estratégicos, como floriculturas, ferros-velhos e cemitérios, foram monitorados quinzenalmente. Também foram feitas 412 inspeções em armadilhas ovitrampas.
O diretor técnico Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, ressalta as ações desenvolvidas, mas destaca que o uso de inseticidas é apenas um dos meios de controle, sendo essencial a eliminação de criadouros do mosquito, como recipientes com água parada. Ele salienta que com foco na conscientização, campanhas educativas têm sido promovidas paralelamente às inspeções.
Para reforçar o combate ao mosquito, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, foi realizada a aplicação de inseticida de ação residual em 291 prédios públicos, como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e secretarias municipais. Além disso, em fevereiro, a aplicação foi feita em 65 pontos estratégicos. Até o momento, foram identificados e eliminados 438 focos do mosquito transmissor e registrados 14 casos da doença em 2025.