Nesta quinta-feira (5), inicia a implantação do sistema e-SUS Prontuário em Caxias do Sul com a entrega de 195 tablets adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para o atendimento de agentes de saúde e endemias. A parceria com o Governo Federal busca otimizar os trabalhos dos servidores e agilizar o atendimento à população.
O lançamento oficial do e-SUS ocorrerá na UBS São Vicente, a partir das 14h, com a entrega dos equipamentos para três agentes de saúde e dois agentes de endemias. Com a adoção dos tablets, não serão mais necessárias as anotações em folhas, agilizando e padronizando o trabalho dos agentes. O evento deve contar com a presença de autoridades federais ligadas ao Ministério da Saúde, além de representantes de órgãos estaduais e locais.
O sistema possibilitará um avanço importante na organização das informações em saúde, integrando os dados assistenciais, contribuindo para uma atuação mais resolutiva das equipes e para uma gestão baseada em informações qualificadas e seguras. Conforme o secretário da Saúde, Rafael Bueno, a implantação do e-SUS Prontuário reafirma o compromisso da Prefeitura com a modernização da gestão e qualificação do cuidado com a população.
O e-SUS (Eletrônico do Sistema Único de Saúde) é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a qualificação e informatização na gestão da Atenção Primária (APS) e outras áreas do SUS, buscando um “SUS eletrônico” com prontuários individuais, coleta de dados simplificada e integração nacional, através de softwares como o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e o e-SUS Notifica para doenças específicas.
