O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) finalizou nesta terça-feira (02), em Caxias do Sul, a última etapa antes da seleção dos projetos que serão submetidos à votação na Consulta Popular 2025, programada para outubro. Após o ciclo que teve início em Nova Prata e também contemplou Bento Gonçalves, a microrregião de Caxias do Sul definiu as seis propostas consideradas mais relevantes.
Contando com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo secretários municipais e representantes de diversas entidades, o projeto “Aparelhamento da Defesa Civil” recebeu 73 votos, sendo o mais votado. Na segunda posição, com 44 votos, ficou a proposta de “Modernização dos Equipamentos para cursos de Doces e Salgados e Laticínios do Centro de Formação de Fazenda Souza (Cefas)”. Em terceiro lugar, foi escolhida a “Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha”, que obteve 42 citações. Também foram selecionados os projetos “Robótica para Jovens – Emprego e Futuro na Serra Gaúcha”, “Do Campo à Comunidade: O Novo Centro de Agricultura Familiar (CENAF) como Polo de Conhecimento e Transformação Regional” e “Apoio ao fortalecimento do APL do Basalto da Serra Gaúcha”.
Todos os seis projetos escolhidos são os mesmos que foram eleitos em Bento Gonçalves na semana anterior, variando apenas no número de votos recebidos. Comparado à escolha de Nova Prata, houve uma única alteração: no lugar do projeto de robótica, foi incluída a proposta de “Sinalização Turística da RS-437, entre Antônio Prado e Vila Flores”. Durante as assembleias, os proponentes tiveram a oportunidade de defender outros projetos, mesmo aqueles que não estavam na pré-lista. No entanto, em Caxias do Sul, não houve esse interesse.
O próximo passo da Consulta Popular consiste em determinar quais seis propostas serão prioritárias para a cédula eleitoral. Esta reunião está agendada para o dia 8, novamente no campus-sede da UCS, em Caxias do Sul, e contará com a presença dos delegados eleitos nas assembleias anteriores e dos integrantes do Conselho de Representantes do Corede Serra. Durante o evento desta terça-feira, sete delegados foram eleitos, totalizando 12, com cada um representando um voto.
A reunião acontecerá às 14h, no auditório Florense, no Bloco M. Propostas que ainda não foram electas nas assembleias microrregionais poderão ser apresentadas para figurarem na lista final, desde que estejam entre os 10 projetos previamente selecionados.
Além de definir a cédula eleitoral, a assembleia irá decidir se os projetos terão um escopo regional ou se os recursos serão distribuídos entre os municípios. No caso de um âmbito regional, o projeto mais votado receberá a maior parte dos recursos, e assim sucessivamente. Dos seis projetos selecionados, apenas os quatro primeiros receberão financiamento, totalizando R$ 1.885.714,29, que serão incorporados à Lei Orçamentária Anual. A votação ocorrerá online, através do site oficial da Consulta Popular, entre os dias 6 e 10 de outubro.