A região da Serra Gaúcha se prepara para uma sequência de eventos que prometem movimentar Caxias do Sul e arredores entre os dias 7 e 28 de agosto, reunindo arte, música, educação, sustentabilidade e gastronomia. A diversidade de atividades contempla públicos de todas as idades e perfis, com foco especial em juventude, infância e inclusão social.
A programação começa em 7 de agosto, com o lançamento do livro “ELEMENTOS”, do rapper Chiquinho Divilas, na Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo. A obra, voltada ao público infantojuvenil, une hip-hop e educação ambiental, tratando da crise climática com rimas, ilustrações vibrantes e músicas inéditas. Divilas associa os quatro elementos da natureza aos pilares do hip-hop, promovendo reflexões sobre identidade e sustentabilidade.
No dia 8, uma série de ações simultâneas toma conta de Caxias. A tradicional Noite das Sopas, do Projeto Mão Amiga, acontece às 19h30 no Salão da Igreja dos Capuchinhos. O jantar beneficente visa arrecadar recursos para garantir mensalidades escolares a crianças em situação de vulnerabilidade.
Também a partir de 8 de agosto, o 1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais agita o Parque de Eventos da Festa da Uva, até 10 de agosto, com apresentações aéreas, esportes radicais e atrações para toda a família.
Nos dias 8 e 9, ocorre a Jornada de Encerramento do projeto “Ser Mais, Ser Juntos”, com oficinas, debates e apresentações culturais voltadas a jovens e educadores da rede SCFV.
Ainda no dia 8, a jovem artista Bibiana Demore, de Caxias do Sul, lança sua primeira música autoral nas plataformas de streaming, com influências de pop e folk. Um videoclipe em formato de curta-metragem será lançado no dia 27 de setembro.
Na sequência, o fim de semana dos dias 15 a 17 de agosto será marcado por dois grandes eventos na cidade e região. Caxias recebe o AgroPop 2025, na Praça das Feiras e Pátio da Estação, com foco na agricultura familiar e juventude rural. O evento reúne 40 agroindústrias, feira, gastronomia típica e workshops gratuitos.
Já no dia 16 de agosto, o Wine Garden Miolo, em Bento Gonçalves, sedia a 3ª edição do BAH BBQ – Assados e Tintos, com mais de 15 estações de comida, vinhos da Miolo, música ao vivo com Douglas Bello e ambiente pet friendly.
Encerrando o mês com foco na infância, a 7ª edição do Festival Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância será realizada entre 22 e 28 de agosto, em Caxias do Sul, com o tema Folclore. A programação gratuita é voltada a escolas públicas e famílias, com espetáculos, oficinas, intervenções artísticas e o Téti Talks, espaço formativo para profissionais da cultura. As atividades ocorrerão em diversos espaços culturais da cidade, incluindo a Estação Téti.
As inscrições estão abertas:
- Para escolas públicas: formulário de inscrição escolar
- Para artistas e grupos folclóricos: formulário de inscrição artística
O festival é promovido pela Cali Gestão Cultural e Comunicação com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
ATRAÇÕES DA SEMANA NO POLENTA COMEDY
Nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, é a vez do Guri da Farmácia divertir a plateia do Polenta Comedy Club, primeira casa de comédia de Caxias do Sul, com suas histórias divertidas que presencia sendo balconista de farmácia. Gabriel Sampaio, comediante local, é quem sobe ao palco do Polenta no dia 9 de agosto, sábado, com o seu show solo “Sampaio Show”.
A agenda completa de shows pode ser conferida no Instagram, nos perfis @polentacomedy e @1quarto. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla. O espaço fica localizado no Pavilhão 2 da Rua Marechal Floriano, número 1083, no bairro São Pelegrino. Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99377-7581.
Com temas que vão do folclore à inovação no campo, passando por sustentabilidade, cultura urbana e ação social, a programação de agosto reafirma Caxias do Sul como um polo plural de cultura e cidadania.