O município se classificou na 51° posição no Ranking Nacional do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com GO Associados. A cidade é a segunda do Estado que mais evoluiu no estudo, com nota média de 7,78. A 17ª edição da pesquisa, descreve os resultados como ‘significativamente importante’ para Caxias do Sul.
Além disso, no perímetro urbano, Caxias é uma das 34 cidades com 100% de fornecimento de água tratada. Já no quesito de coleta de esgoto, o município está em 27º lugar, com 92,72%. O percentual de esgoto tratado, calculado sobre o total de água distribuída, é de 46,67%. Todos os percentuais estão acima da média nacional.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, destaca que a cidade é a sexta que mais cresceu no ranking. Ele salienta que Caxias está entre os 23 municípios que atendem a 99%, ou mais da população, no quesito sob o abastecimento de água.
O levantamento, realizado desde 2009, tem como foco os 100 municípios mais populosos do Brasil e leva em consideração o abastecimento, tratamento e perdas de água, coleta e tratamento de esgoto, e os investimentos em saneamento básico nos últimos cinco anos. São considerados os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA).
De acordo com o Instituto, a falta de acesso à água potável impacta 16,9% dos brasileiros e 44,8% ainda não possuem coleta de esgoto, o que resulta em problemas públicos, como a saúde, produtividade no trabalho, valorização imobiliária, turismo e na qualidade de vida da população.