Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul celebra o Dia Nacional do Livro com destaque para o Prêmio Bem-Te-Vi de Literatura Infantil

  • Noriana Behrend
  • 28/10/2025
Foto: Freepik

Caxias do Sul celebra, nesta quarta-feir (29), o Dia Nacional do Livro com um destaque especial: o anúncio do vencedor do Prêmio Nacional Bem-Te-Vi de Literatura Infantil. A iniciativa é do Instituto de Leitura Quindim, em parceria com a Physalis Editora, o coletivo Reinações e a ONG Cirandar. O prêmio foi criado para incentivar novos autores que escrevem para o público infantil e, nesta primeira edição, recebeu 847 inscrições de todo o Brasil.

O resultado será divulgado no Dia Nacional do Livro, nas redes sociais do Instituto Quindim. O autor ou autora premiado vai receber R$ 3 mil e terá o livro publicado pela Physalis Editora. O presidente do Instituto, Volnei Canônica, destacou em entrevista para a Rádio Caxias que o prêmio nasceu do desejo de revelar novas vozes da literatura infantil e valorizar o poder transformador da leitura na infância.

Entre os dez finalistas estão escritores de várias regiões do país, com obras que tratam de temas como imaginação, afeto e descobertas — entre eles, Francisco e o Silêncio das Coisas Pequenas, de Ana Márcia Bordin, e O Dia em que o Céu Caiu Dentro de Mim, de Lucas Zenon.

Com sede em Caxias do Sul, o Instituto de Leitura Quindim é referência nacional em literatura infantil e juvenil. Volnei conta que o espaço abriga mais de sete mil livros e realiza ações culturais, formações para educadores e projetos itinerantes em escolas e comunidades.

folder bem te-viBaixar

Plataforma

Além das comemorações literárias, o Dia Nacional do Livro também chama atenção para o avanço da leitura digital. A plataforma Minha Biblioteca, presente em mais de 80% das universidades brasileiras e oferece acesso gratuito a mais de 15 mil títulos digitais.

Para Adriano Girelli, gerente de produtos da plataforma, o livro digital é hoje uma ferramenta essencial de aprendizado. Segundo ele, a digitalização ampliou o alcance da leitura e permite que cada leitor construa seu próprio caminho de aprendizagem.

Neste 29 de outubro, Caxias do Sul reafirma seu protagonismo na formação de leitores e na valorização da literatura, celebrando o livro — impresso ou digital — como símbolo de conhecimento, imaginação e transformação.


Tags:
  • #DiaNacionalDoLivro #CaxiasDoSul #InstitutoQuindim #PremioBemTeVi #LiteraturaInfantil #LeituraTransforma #PhysalisEditora #MinhaBiblioteca #LeituraDigital #CulturaGaúcha #Livros #Leitura #Educação
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Segurança

Polícia Civil investiga grupo criminoso envolvido em extorsões e torturas em Caxias do Sul

  • Jair Junior
  • 28/10/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Caxias do Sul
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Educação
  • Justiça
  • Notícias
  • Segurança

Quase sete meses após o ataque que chocou Caxias do Sul, reportagem especial relembra agressão à professora

  • Tales Armiliato
  • 28/10/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Serviço de Assistência Jurídica da UCS realiza mutirão de atendimento gratuito

  • 28/10/2025
ler post

Buscando habilitação da UPA Central, Rafael Bueno cumpre agenda no Ministério da Saúde

  • 28/10/2025
ler post

Quase sete meses após o ataque que chocou Caxias do Sul, reportagem especial relembra agressão à professora

  • 28/10/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Quase sete meses após o ataque que chocou Caxias do Sul, reportagem especial relembra agressão à professora
  • Polícia Civil investiga grupo criminoso envolvido em extorsões e torturas em Caxias do Sul
  • Juventude inicia venda de ingressos para confronto com o Palmeiras
  • Deputado Luciano Zucco palestra na CIC, defende o Bolsonarismo e cobra uma gestão profissional do governo do Rio Grande do Sul
  • Caxias encaminha contratação do técnico Fernando Marchiori
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

28/10/2025 - Atualizado em 28/10/2025 - 13:36

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar