O projeto foi criado em 2022 e é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação de Caxias do Sul. A iniciativa busca, basicamente, o aumento de doações de itens de construção que possam ser reaproveitados. Isso inclui portas, janelas, vasos sanitários, madeiras e outros materiais excedentes de obras. Os itens são encaminhados para que famílias em situação de vulnerabilidade utilizem para fazer melhorias nas respectivas residências.
O diretor executivo da Pasta, Idair Moschen, lembra que o espaço do Banco Social fica na Maesa, na mesma entrada da Secretaria de Meio Ambiente. Ele detalha que a Secretaria está envolvida em divulgar para a comunidade a existência do local e da possibilidade de contribuição. Conforme Moschen, a seleção de quem receberá os materiais será criteriosa e de transparência.
A relevância do projeto é destacada pelo diretor ao lembrar o momento de calamidade provocado pelas enchentes no ano passado.
A Secretaria de Habitação também buscou a formação de equipes técnicas de engenheiros e arquitetos que passam a dar suporte às famílias e garantindo o uso correto do material recebido evitando desperdício. Após o encaminhamento dos itens para quem precisa será contado um prazo de 30 dias para a utilização do material.