Após mais de duas semanas da chegada da locomotiva ao Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul, vinda da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas, as atenções agora se voltam à finalização da revitalização do espaço. Estão em andamento obras nas calçadas, arquibancadas, na restauração da caixa-d’água e do terminal graneleiro, além de melhorias na iluminação geral e na fonte luminosa. A previsão é de que essas intervenções sejam concluídas até novembro deste ano. Paralelamente, a restauração da locomotiva passa pela etapa de levantamento de orçamentos, com previsão de que as empresas interessadas apresentem propostas no próximo mês de agosto.
Conforme o secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antônio Feldmann, em entrevista à Rádio Caxias, nesta quinta-feira (24), a pasta realizará uma visita técnica ao Museu Ferroviário de Tubarão, em Santa Catarina. O objetivo é buscar referências de outras locomotivas restauradas no local e firmar um termo de cooperação com o museu e com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (OSCIP). A intenção é que o restauro em Caxias incorpore elementos lúdicos, como apito similar ao original, emissão de fumaça e sino, características que remetam à operação real da máquina.
Feldmann explica que, conforme exigido pelas diretrizes de licitação, ao menos três orçamentos devem ser apresentados para a definição da empresa responsável. Ele ressalta que a Prefeitura busca parcerias para reduzir os custos da restauração, cujo valor ainda é indefinido. A expectativa é de que o processo dure entre seis meses e um ano, com possibilidade de ser realizado no próprio local onde a locomotiva está instalada.
Segundo a Prefeitura, os trilhos do Largo da Estação Férrea receberam reforços para suportar o peso aproximado de 80 toneladas da locomotiva. Em março deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que viabilizou o transporte da máquina, autorizando uma indenização à Ulbra de até R$ 500 mil para cobrir eventuais danos à estrutura da instituição. Segundo a administração municipal, o valor final ainda está sendo calculado, mas deve representar cerca de 10% do total aprovado.
A locomotiva, fabricada em 1921, foi doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à Ulbra, onde permaneceu armazenada por cerca de 20 anos. O equipamento tem forte simbolismo regional, já que, no passado, percorreu o antigo trajeto ferroviário que ligava Caxias do Sul a Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Montenegro.