Em partida realizada na noite desta segunda-feira, em Caxias do Sul, os donos da casa venceram com tranquilidade o Cruzeiro por 78 a 63. A vantagem, construída ainda no primeiro tempo, aumentou no terceiro quarto e chegou a ultrapassar os 30 pontos. No período final, o Cruzeiro chegou a esboçar uma reação, mas não o suficiente para ameaçar o controle caxiense. Com o resultado, o Caxias do Sul Basquete alcança 50% de aproveitamento na competição, somando 5 vitórias em 10 jogos no NBB 2025/2026.
O Caxias do Sul Basquete abriu o placar com dois pontos de Humberto, mas o Cruzeiro respondeu imediatamente com uma bola de três. Os visitantes chegaram a abrir 4 pontos de vantagem (2×6), porém o Caxias reagiu com duas bolas de três consecutivas, primeiro com Fabrizzio e depois com Felipe Vezaro, virando o jogo para 7×6. As duas equipes passaram por um momento de instabilidade, acumulando erros e permanecendo cerca de três minutos sem pontuar, até que o Cruzeiro voltou a marcar e retomou a liderança. Na sequência, Tom converteu dois pontos e deixou tudo igual em 9×9. Aos 03:15, Augusto acertou uma bola de três, colocando o Caxias novamente à frente. Embalada, a equipe caxiense encaixou uma sequência ofensiva eficiente e abriu sete pontos em menos de um minuto (18×11), forçando o técnico Thiago Perez, do Cruzeiro, a pedir tempo técnico. Após a parada, os visitantes voltaram a pontuar, mas não conseguiram frear o ritmo do Caxias, que manteve a liderança até o fim do período. Fim do primeiro quarto: 22×15.
O segundo quarto começou com o Cruzeiro convertendo dois pontos e, logo na sequência, aproveitando um erro ofensivo do Caxias para reduzir a diferença para 22×19. Em seguida, o jovem Omena brilhou com duas roubadas de bola consecutivas, permitindo ao Caxias do Sul Basquete reconstruir a vantagem e abrir 26×19. Aos 06:42, diante das dificuldades ofensivas da equipe, o técnico Rodrigo Barbosa parou o jogo. A pausa surtiu efeito: o Caxias voltou mais eficiente, ampliou o ritmo ofensivo e abriu 10 pontos (35×25). Com 03:52 no cronômetro, foi a vez do técnico cruzeirense pedir tempo, mas a equipe caxiense manteve o controle da partida, seguiu convertendo seus ataques e aumentando a diferença. Aos 01:33, Shamell acertou mais uma bola, levando o Caxias a ultrapassar a marca de 20 pontos de vantagem, que se manteve até o intervalo. Fim do segundo quarto: 51×30.
O terceiro período começou em um ritmo menos intenso que o anterior. Fabrizzio abriu o placar parcial com uma cesta de dois pontos, mas o Cruzeiro respondeu imediatamente com uma bola de três. Aos 06:16, a equipe caxiense mantinha o bom desempenho ofensivo e ampliava ainda mais a vantagem, chegando a 60×33, o que levou o técnico cruzeirense a solicitar tempo. Pouco depois, aos 05:54, Felipe Vezaro acertou uma bola de três e fez o Caxias chegar à marca de 30 pontos de diferença. A equipe caxiense seguiu firme na defesa, controlando o ritmo da partida e administrando a larga vantagem. Fim do terceiro quarto: 70×40.
O último quarto teve seu placar aberto apenas após 2 minutos e meio, com uma bola de três do Cruzeiro. O técnico Rodrigo Barbosa manteve os jovens em quadra nesse início, mas, sem conseguir pontuar até os 07:27, pediu tempo técnico. Na sequência, promoveu a entrada dos jogadores mais experientes, e o Caxias do Sul Basquete marcou seus primeiros pontos do período aos 05:52s. O Cruzeiro ainda tentou reagir na reta final, mas o Caxias controlou bem a vantagem construída ao longo da partida e confirmou a vitória por 78 a 63.
Destaque para Augusto, o cestinha da partida com 14 pontos, 5 rebotes e 5 assistências. Fabrizzio com 12 pontos e 7 assistências e Rafa Oliveira com 12 pontos e 7 rebotes.
O Caxias do Sul Basquete terá uma importante sequência de compromissos diante da torcida no Ginásio do Sesi. No dia 3 de dezembro, às 19h30, a equipe recebe o Minas. Após duas partidas fora de casa, o time volta a atuar em Caxias do Sul no dia 21 de dezembro, às 11h30, contra a Unifacisa. Já no dia 23 de dezembro, às 19h30, o Caxias enfrenta o Fortaleza Basquete Cearense, encerrando sua agenda de jogos como mandante em 2025.
