Em partida realizada na noite desta quinta-feira (09), em Campina Grande (PB), o Caxias do Sul Basquete venceu a Unifacisa por 80×70, em confronto válido pelo NBB 2025/2026. Após um início melhor dos donos da casa, a equipe caxiense equilibrou o jogo ainda no primeiro período, cresceu defensivamente no segundo quarto para assumir a liderança e, em um terceiro período marcado por alternâncias no placar, voltou à frente no último segundo, encaminhando a vitória na etapa final.
A Unifacisa iniciou a partida abrindo o placar e, após erro ofensivo do Caxias, ampliou com uma bola de três (5×0). Com dificuldades para pontuar, a equipe caxiense passou mais de dois minutos e meio sem converter, enquanto os donos da casa abriram 9×0. Aos 06:47, o Caxias marcou seus primeiros pontos em dois lances livres e, na sequência, reduziu a diferença para cinco pontos. Após nova bola de três da Unifacisa, Fabrizzio respondeu do perímetro (12×7), e o Caxias seguiu reagindo, diminuindo para 12×9. Com 02:40 no cronômetro, Humberto marcou dois pontos e empatou o jogo, 14×14. No entanto, a Unifacisa voltou a crescer na reta final do período, abriu novamente sete pontos de vantagem e, no último segundo, converteu uma bola de três para ampliar o marcador. Fim do primeiro quarto: 23×16.
O segundo quarto começou com Augusto acertando uma bola de três e, após erro da Unifacisa, convertendo mais uma do perímetro, reduzindo a diferença para 24×22. Os donos da casa responderam com duas bolas triplas consecutivas e voltaram a abrir vantagem, 30×24. Aos poucos, o Caxias retomou o controle das ações e, com 05:24 no cronômetro e o placar em 31×26, o técnico da Unifacisa, Pablo Costa, pediu tempo. Após a parada, as equipes ficaram alguns minutos sem pontuar, até que, com 04:17, foi a vez do técnico caxiense, Rodrigo Barbosa solicitar tempo técnico. Na sequência, o Caxias voltou melhor, pontuou e, após erro dos donos da casa, Shamell converteu uma bola de três para empatar o jogo, 31×31. Restando 02:58, Felipe Vezaro marcou dois pontos e colocou a equipe gaúcha pela primeira vez à frente no placar, 32×33. Com boa consistência defensiva nos minutos finais, o Caxias Basquete segurou o ataque adversário e encerrou o período em vantagem. Fim do segundo quarto: 32×35.
Na volta do intervalo, a Unifacisa iniciou pontuando com dois pontos. Após sequência de erros de ambas as equipes, Felipe Vezaro acertou uma bola de três, mas os donos da casa responderam na mesma moeda, deixando o placar em 37×38. Aos 07:47, a Unifacisa voltou a pontuar e assumiu a liderança (39×38), dando início a um período de alternância constante no marcador. Com 04:43 no cronômetro, os donos da casa converteram dois lances livres e abriram quatro pontos (46×42). O Caxias enfrentou dificuldades ofensivas naquele momento e viu a vantagem adversária crescer para 49×44. Aos poucos, porém, a equipe caxiense ajustou o ataque e a defesa, reduzindo a diferença. Restando 41 segundos, Shamell converteu uma bola de três e empatou a partida. Na última posse do período, Tom acertou dois pontos e colocou os visitantes novamente à frente. Fim do terceiro quarto: 51×53.
O quarto período começou com a equipe caxiense pontuando e ampliando a vantagem. A Unifacisa demorou quase três minutos para marcar seus primeiros pontos, mas os gaúchos não conseguiram aproveitar o momento para ampliar a diferença e, aos 07:03, os donos da casa empataram o jogo (55×55). Na sequência, o Caxias intensificou a defesa, converteu dois ataques importantes e abriu cinco pontos de vantagem (60×55). Com o passar do tempo, a Unifacisa voltou a pontuar e reduziu a diferença, mas os visitantes mantiveram o controle da partida. Restando 04:00, Shamell acertou uma bola de três e colocou o placar em 61×67. Aos 03:27, após mais uma cesta de dois pontos do Caxias (61×69), o técnico Pablo Costa pediu tempo. Após a parada, os donos da casa converteram uma bola de três e seguiram na tentativa de reação. Nos minutos finais, com 01:00 no cronômetro, o placar marcava 67×73. A Unifacisa pressionou, mas Shamell, cestinha da partida, anotou mais dois pontos (67×75) e encaminhou a vitória caxiense. Ainda houve tempo para Augusto, faltando três segundos, converter uma bola de três e ampliar a diferença. Fim de jogo: 70×80.
Destaque para Shamell, o cestinha da partida, com 22 pontos, Augusto com 13 pontos e 4 assistências e Rafa Oliveira com 13 pontos e 5 rebotes.
