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Dezesseis controladores de velocidade entram em operação na região urbana de Caxias do Sul

  • Noriana Behrend
  • 11/08/2025
Foto: Ícaro de Campos

Desde o último domingo (10), Caxias do Sul passou a contar com mais 16 controladores de velocidade em operação em vias urbanas, reforçando o objetivo da prefeitura para garantir mais segurança no trânsito da cidade. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da cidade, com limite de velocidade fixado em 40 km/h, especialmente, em locais de alto risco de acidentes, como áreas próximas a escolas.

A medida marca a segunda etapa do processo de implantação dos equipamentos, que já conta com outros 10 controladores ativos, desde 5 de agosto, nas avenidas Rubem Bento Alves e Bruno Segalla, com limite de 60 km/h. No total, 26 dispositivos de fiscalização eletrônica integram o sistema de controle viário da cidade.

Segundo o secretário-adjunto de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, durante entrevista à Rádio Caxias, a ação não tem caráter arrecadatório, como alegado por alguns vereadores de oposição ao governo de Adiló Didomenico, mas sim educativo e preventivo. “A velocidade a mais dentro de uma área urbana não representa ganho significativo de tempo, mas pode causar acidentes graves. A ideia é mudar o comportamento do condutor”, finalizou o secretário.

Willenbring explicou que a instalação dos novos controladores está alinhada ao Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob), elaborado com base em estudos técnicos da empresa Urbitec. A escolha dos pontos levou em consideração a acidentalidade, o fluxo de veículos e o potencial de risco para pedestres. De acordo com o secretário-adjunto, os equipamentos estavam instalados há mais de um ano, mas só passaram a operar após a conclusão de estudos técnicos e a reforçada sinalização viária exigida pelo prefeito Adiló, inclusive com placas elevadas — chamadas de “bandeira” — para garantir total visibilidade aos motoristas.

Além disso, Willenbring lembrou que há uma margem técnica de tolerância nos equipamentos, conforme regulamentação do Inmetro: nas vias com limite de 60 km/h, a autuação ocorre apenas acima de 68 km/h; nas de 40 km/h, acima de 47 km/h. Ou seja, em caso de infrações leves — até 20% acima do limite — e sem histórico de autuações nos últimos 12 meses, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seus artigos 60 e 61, prevê advertência por escrito, sem aplicação de multa.

O secretário também adiantou que o município trabalha em projetos de semaforização inteligente e na requalificação dos corredores de ônibus, com previsão de implantação já em 2026. A ideia, conforme ele, é integrar cerca de 120 semáforos em um sistema coordenado e responsivo às condições de tráfego em tempo real.

Além disso, Willenbring destacou que campanhas educativas continuam em andamento pela secretária através da Escola Pública de Trânsito, com atuação permanente em escolas, empresas e CFCs da cidade. Ele também comentou sobre ações específicas de fiscalização de motociclistas e motoristas de aplicativos, além de atender mais de 300 solicitações de instalação de redutores de velocidade vindas de diferentes setores da sociedade. Embora nem todas possam ser atendidas, conforme o secretário-adjunto, a prefeitura segue analisando os pedidos com base em critérios técnicos.

Quanto ao comportamento dos pedestres, Willenbring recordou que a gestão municipal estuda a instalação de faixas luminosas no solo, que servirão de reforço visual para travessia segura, além de ampliar campanhas de conscientização. Respondendo a questionamento dos ouvintes da Rádio Caxias, o secretário esclareceu que 100% da arrecadação com multas de trânsito é reinvestida no próprio município, em ações como: engenharia de tráfego, sinalização viária, melhorias estruturais e educação no trânsito.

Foto: Ícaro de Campos

Confira os locais dos controladores na área urbana da cidade – Limite 40km/h:

  1. Rua Ivo Remo Comanduli, na descida dos pavilhões da Festa da Uva
  2. Rua Moreira César, no bairro Fátima (na subida em direção a Flores da Cunha via RS-122)
  3. Rua Moreira César, no bairro Fátima (no sentido de chegada de Flores da Cunha em direção à Perimetral Norte)
  4. Avenida São Leopoldo, próximo ao cruzamento com as ruas Sarmento Leite e Visconde de Pelotas
  5. Rua Rodrigues Alves, próximo ao cruzamento com a Rua Mariano Mazzochi
  6. Rua Luiz Covolan, próximo ao cruzamento com a Rua Ernesto Zanrosso (junto ao posto de combustíveis)
  7. Rua Luiz Covolan, próximo ao cruzamento com a Rua Ernesto Zanrosso
  8. Rua Cristiano Ramos de Oliveira, próximo ao cruzamento com a Rua Maria Blandina Rigoni
  9. Avenida Benjamin Custódio de Oliveira, próximo ao cruzamento com a Rua Professora Mari Ione Caselani
  10. Rua Vinte de Setembro, quase na esquina com a Rua Venâncio Aires
  11. Rua Visconde de Pelotas, pouco depois do cruzamento com a Rua Ernesto Alves (FOTO)
  12. Rua Duque de Caxias, próximo ao cruzamento com a Rua Carlos Dutra Viana
  13. Avenida Dr Mário Lopes, próximo à Associação Criança Feliz, sentido em direção à Rota do Sol
  14. Avenida Dr Mário Lopes, próximo à Associação Criança Feliz, sentido em direção a Rua Moreira César (FOTO)
  15. Rua Jacob Luchesi, entre a rótula com a Rua Ernesto Zanrosso e a RS-122, em direção a rodovia estadual
  16. Rua Jacob Luchesi, entre a rótula com a Rua Ernesto Zanrosso e a RS-122, em direção ao bairro Santa Lúcia

Confira aqui a entrevista completa.


Noriana Behrend
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