A CBF divulgou alterações do futebol brasileiro para 2026 nesta quarta-feira (01). Entre essas mudanças está o aumento de clubes e fases da Copa do Brasil, e criação da Copa Sul-Sudeste. O Caxias pode ser impactado por essas mudanças e tem expectativa de que sejam positivas para a evolução do futebol brasileiro.
O Caxias disputa o Campeonato Gaúcho que irá de 11 de janeiro até 8 de março. A Copa do Brasil começa no dia 18 de fevereiro, mas a equipe grená entra na 2ª ou 3ª fase da competição. Entra na 3ª fase se for campeão da Série C 2025.
A Série C inicia em 05/04 e vai até 25/10, mantendo o mesmo formato em 2026, porém somente dois clubes caem para a Série D. A ideia é que em 2028 a competição tenha 28 clubes. Se o Caxias conquistar o acesso para a Série B, a competição começa em 21/03 e vai até 28/11, com a pausa para a Copa do Mundo.
Outra novidade é a criação da Copa Sul-Sudeste, que servirá para movimentar times regionais que não disputarão as competições internacionais (Libertadores e Sul-Americana). Serão 12 clubes: dois do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina, dois do Paraná, dois de São Paulo, dois de Rio de Janeiro e dois de Minas Gerais. Serão vagas destinadas pelas Federações.
Sobre essa competição, o presidente do Caxias, Roberto de Vargas, destacou: “Se for uma mudança que veio para acrescentar, como parece, como é o sucesso da Copa do Nordeste em calendário, em renda, em cota, porque a gente não precisa de mais uma competição. Precisa ter condições de disputar essas competições bem. E a gente aguarda com a expectativa de que seja uma coisa boa e tudo que vier para melhorar o calendário, melhorar a cota, melhorar mais tempo em atividade o Caxias vê com bons olhos.“