O Caxias pode herdar a vaga do Internacional e ser mais um clube participante da competição que inicia em 2026. O colorado contatou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comunicar sua intenção em não participar da Copa Sul-Sudeste e deve abrir espaço para outro time do Rio Grande do Sul. A direção grená acompanha a situação e demonstra interesse em disputar o campeonato.
Por enquanto, o Caxias não foi comunicado e aguarda uma confirmação da Federação Gaúcha de Futebol. Para a primeira edição da Copa, a FGF deve disponibilizar as vagas para as melhores equipes do estadual de 2025. Vice-campeão do Gauchão, o Grêmio não participará por ter a Copa Sul-Americana. Já o Internacional não tem o interesse em estar na Sul-Sudeste. O Juventude, por enquanto, é o único clube do RS confirmado. Cada estado terá dois representantes.
A CBF ainda não oficializou as equipes participantes, mas seguindo a ordem de cada federação estão: Juventude, Avaí-SC, Chapecoense-SC, Operário-PR, Cianorte-PR, Novorizontino-SP, São Bernardo-SP, Volta Redonda-RJ, Sampaio Corrêa-RJ, América-MG e Tombense-MG. Caso haja a desistência do Internacional, a segunda vaga do Rio Grande do Sul deve ser passado ao Caxias, que foi o quarto colocado do Gauchão de 2025.
A Copa Sul Sudeste será disputada por 12 equipes, que estarão divididas em dois grupos com seis times em cada um, onde um grupo enfrentará o outro em turno único. A competição irá de 5 de março a 7 de junho.
