O Carnaval não é um feriado oficial, mas movimenta o turismo Brasil afora por quatro dias e com possibilidades para todos os gostos. Os dois principais polos turísticos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves, buscam uma fatia do público que busca tranquilidade e distância das folias. Parece controverso pela data, mas há um grande otimismo no setor.
Na região das hortênsias, a expectativa que 70 mil pessoas passem por Gramado, o que representa um acréscimo de 35% em relação ao ano passado. De acordo com o secretário de turismo, Ricardo Bertolucci, os turistas buscam um contrafluxo das grandes festas e maior contato com a natureza.
Em Bento, o secretário de turismo, Henrique Nuncio, ressalta que o público é composto na sua maior parte por famílias e casais. A cidade está preparada para receber os dois tipos de público, quem gosta da paz e quem está atrás de folia e festas.
Caxias do Sul, por sua vez, teve um crescimento exponencial nos últimos anos com os blocos de carnaval nas ruas. O Bloco da Velha atraiu cerca de 60 mil pessoas em 2025, que vieram de diversas cidades do Estado. No entanto, ele não vai sair nesse ano e deve impactar diretamente a economia local. Ainda assim, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Gremelmaier, aponta que novos blocos estão surgindo para suprir essa falta.
O setor turístico da Serra Gaúcha registrou uma recuperação expressiva em 2025, tendo recebido cerca de 7 milhões de pessoas ao longo do ano. Até por isso, existem boas perspectivas para 2026.
