A festa popular mais querida dos brasileiros vem com tudo este ano em Caxias do Sul, isso porque, marca a retomada das escolas de samba do Município e terá apoio da Prefeitura de Caxias e da Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de um edital de co-investimento, onde há aportes financeiros para o segmento. A programação de 2024 ainda contará com pré-carnavais, desfiles e oficinas, reunindo um público estimado de mais de 20 mil pessoas, durante os seis dias de programação, que encerra em 17 de fevereiro, com o enterro dos ossos. A programação completa está disponível no site da Rádio Caxias.
A secretária da Cultura, Cristina Calcagnoto, explica que a ideia é fazer com que as pessoas voltem a olhar para o carnaval de Caxias, permitindo que a pasta possa angariar novas investimentos no futuro. Além disso, ela fez questão de frisar que esse investimento do Governo do Estado fez toda a diferença para o Carnaval deste ano. A secretária explica que se tratava de um edital para culturas populares, em que a SMC podia escolher um segmento para aportar recursos, desde que estivessem num momento difícil, e a pasta optou por focar nessa festa popular.
Outro ponto alto da festa deste ano será o desfile das escolas de sambra de Caxias, ainda em atividade e os pré-carnavais, organizados pelas agremiações do Município. A secretária explica que se trata de um novo começo para o Carnaval de Caxias, mostrando que as escolas ainda estão ativas e que tem o apoio das comunidades. Cristina ainda disse que, nesse meio tempo, Caxias do Sul avançou muito nos blocos de rua, que cresceram exponencialmente nos últimos dez anos e, por óbvio, também merecem espaço durante a festividade local, mostrando que há espaço para todo mundo.
Os foliões caxienses puderam aproveitar o final de semana de tempo firme para aproveitar os primeiros dias de programação do o Pré-Carnaval da Pérola Negra, no bairro Mariani, no sábado (27). E no domingo (28), aconteceu o Pré-Carnaval da XV de Novembro no Instituto Samba.