A destinação dos recursos foi anunciado nesta quinta-feira (2), durante reunião com vereadores. O valor é encaminhado para o orçamento da Câmara Municipal e quando não utilizado, passa a ser devolvido para administração pública. Desta forma, visa atender as demandas urgentes da cidade em decorrência das chuvas.
Conforme a presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marisol Santos (PSDB), os recursos são fundamentais na reestruturação de Caxias do Sul, assim como nos regastes que são prioridades neste momento.
Marisol também antecipou que a Câmara deve ser tornar um ponto de coleta de donativos após as forças de segurança sinalizarem a mobilização, que deve ocorrer somente quando os resgates estiverem finalizados. Ela evidencia que os itens como colchões, lençóis, cobertores e travesseiros são prioridades para alocações em ginásios do município.
Devido a risco de rompimento de uma das barragens do Complexo Dal Bó, muitos famílias que residem nos trechos considerados críticos da chamada área alagada, principalmente nos bairros Fátima e Reolon foram removidas. As famílias estão sendo encaminhadas para o ginásio do Esporte Clube Juventude, ginásio do bairro São Caetano, ginásio do Sesi-RS e salão da Igreja Monte Castelo, entre outros.