O secretário municipal da Saúde de Caxias do Sul tem agenda em Brasília nesta quarta (29) e quinta-feira (30). Rafael Bueno conta que os encontros foram articulados pela deputada federal Denise Pessoa (PT).
A principal pauta do titular da pasta na capital do país é a busca pela habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Ele contextualiza que desde que a UPA foi aberta, há seis anos, o Município despende cerca de R$10,5 milhões anuais para manutenção do serviço. O valor acaba não sendo repassado pelos governos estadual e federal por falta de habilitação.
Outro tema que será tratado por Bueno junto ao Ministério da Saúde, será a busca pela chamada Carreta da Saúde para Caxias do Sul para que possam ser feitos grandes mutirões de consultas e procedimentos, especialmente voltados para a saúde da mulher.
O secretário ainda informa que nos intervalos da agenda, irá peregrinar pelos gabinetes dos deputados federais e senadores do RS na busca de apoio aos pleitos do município.
Ampliar as equipes de Estratégia da Saúde da Família e a atualização do valor do teto de Média e Alta complexidade também estão entre as pautas do secretário na capital federal.
