O Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul, anunciou na manhã desta quinta-feira (22), durante coletiva à imprensa no Galpão Crioulo localizado na sede da corporação no bairro Kaiser, o fortalecimento na estrutura da BM, com a chegada de 11 novas viaturas que atuarão em diferentes pontos estratégicos da cidade. Os veículos, segundo informações do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, serão entregues nesta sexta-feira (23). De acordo com ele, o reforço chega com o investimento de quase R$ 7 milhões em segurança pública realizado desde 2021 através do Programa de Incentivo ao Aparelhamento de Segurança Pública (Piseg), para a compra de 10 Toyota Corolla Cross semiblindados dos 11 veículos. Isso porque, conforme o tenente-coronel Fernandes, a nova frota que Caxias irá receber para fechar o número, uma Toyota Hilux, é provinda de um convênio com o Conselho da Festa Nacional da Uva.
A notícia agradou a corporação depois do recebimento de cem novos policiais para a cidade no final de 2024. De acordo com Fernandes, o apoio do poder público aliado a iniciativa privada, refletem a união de uma cidade que precisa de investimentos ligados ao combate da criminalidade e a obrigação da BM que é transmitir ao cidadão mais segurança, bem como ao comércio e a prestação de serviços diários, em uma cidade que também já pode ser considerada uma metrópole do interior gaúcho.
O comandante reconheceu que além dos investimentos na estrutura de efetivo e de veículos, a corporação pode comemorar os números estabelecidos no primeiro quadrimestre de 2025 em relação com o mesmo período do ano passado. Uma redução significativa, segundo Fernandes, nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na ordem de 66 por cento.
Dentre os números divulgados pela BM em Caxias do Sul, entre primeiro de janeiro e 21 de maio de 2025, foram 999 prisões em flagrante. Nas apreensões, 129 armas de fogo (aumento de 134,5% em relação ao mesmo período em 2024) e 254 Kg de entorpecentes (aumento de 362% em relação ao mesmo período de 2024).
Redução de Indicadores Criminais (Mesmo período 2024/2025)
32% – Roubo a estabelecimentos comercial
44% – Roubo a pedestre
72% – Roubo a residência
3% – Furto de veículo
33% – Roubo de veículo
13% – Furto arrombamento
(Dados divulgados pelo Comando do 12º BPM)