A tradicional Biblioteca Parque Largo da Estação tem nova previsão de inauguração para setembro deste ano. Ela será instalada no antigo quiosque do Parque dos Macaquinhos, conforme anunciado pela Secretaria Municipal da Cultura ainda em abril. Inicialmente, a entrega estava prevista para ocorrer em até 45 dias, mas atrasos no cronograma adiaram o início das atividades no novo local, que passa por reformas estruturais.
De acordo com a secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, os principais contratempos ocorreram na etapa de zeladoria do espaço, com reparos na rede elétrica e pintura, que também precisaram ser adiados nas últimas semanas devido às chuvas e à umidade que voltaram a atingir a região. Ela ressalta que a estimativa é de que a inauguração ocorra em setembro, mas que a data dependerá das condições climáticas e do andamento da obra. Tatiane destaca que, além das melhorias físicas, o espaço precisa atender a requisitos técnicos para abrigar o acervo e receber a comunidade com conforto e segurança.
Ao todo, o novo espaço contará com 6.693 exemplares, distribuídos em 5.123 títulos de literatura infantojuvenil. Além da mudança física, há previsão de integração da biblioteca com uma cafeteria, proposta que está sendo estudada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Criada em 2007 como Biblioteca da Estação, a estrutura funcionava originalmente no prédio da antiga estação ferroviária. Ao longo dos anos, passou por diferentes sedes, como a Casa das Locomotivas, onde, em 2013, passou a se chamar Biblioteca Parque Largo da Estação. Atualmente, está inativa, e o prédio que abrigava a biblioteca foi ocupado, em março deste ano, pela Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico.