Bento Gonçalves intensifica a programação do Mês da Mulher com atividades que unem cultura, bem-estar e empoderamento feminino, desde o começo de março. As ações têm como objetivo promover a reflexão sobre igualdade de gênero, saúde e valorização da mulher na sociedade.
No dia 7, a Via Del Vino será palco de um evento dedicado ao autocuidado, com serviços gratuitos de beleza, massagem, saúde e feira de artesanato. Além disso, apresentações culturais e atividades educativas reforçam a importância do bem-estar físico, mental e emocional.
No dia 8, acontece a 1ª Cavalgada das Mulheres, organizada pelos CTGs Meriele de Borba, Erenice Martins e Maria Eleise de Andrade Moura. O percurso inicia na Igreja Cristo Rei e segue até a ABCTG, reunindo mais de 65 cavalarianas em um evento inédito no município.
As mulheres do interior também serão atendidas com serviços de saúde, beleza e atrações culturais nos distritos: 5 de março em Tuiuty, 19 de março no Vale dos Vinhedos, 26 de março na Linha Eulália e 9 de abril em São Pedro. Serão oferecidas orientações nutricionais, atendimentos de estética pelo Senac e Mais Bela, além de apresentações de dança e música.
A Caravana da Mulher reforça a prevenção à violência de gênero nos bairros da cidade. Profissionais de psicologia e assistência social orientam sobre a Lei Maria da Penha, tipos de violência e serviços de apoio. A equipe estará em 10 de março no bairro São João, 17 de março no Santa Rita e 24 de março no bairro Zatt.
A Primeira-dama, Cláudia Remus, ressalta que “essas ações promovem espaços de fala, reflexão e respeito, reforçando a valorização e os direitos das mulheres, que merecem reconhecimento todos os dias”.
A programação é organizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama, Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, com apoio da Secretaria da Cultura.
07 de março – Horário: 9h – Local: Via Del Vino
Serviços de beleza, massagem e de saúde e Feira de Artesanato.
Dia 08 de março – Horário: 10h – Local: Igreja Cristo Rei – 1ª Cavalgada das Mulheres
Mês da Mulher nos distritos – Horário: 14h
05/03/26 – Tuiuty
19/03/26 – Vale dos Vinhedos
26/03/26 – Linha Eulália
09/04/26 – São Pedro
Caravana da Mulher – Horário: 9h
10 de março – Bairro São João
17 de março – Bairro Santa Rita
24 de março – Bairro Zatt
