O Banco de Alimentos de Caxias do Sul completa 20 anos de atuação e celebra a data com o Festival 20 Anos, que ocorre neste domingo (14), a partir das 14h, nos Pavilhões da Festa da Uva (Pavilhão 1). O evento contará com shows de Duca Leindecker, Pura Curtição, Theoria do Kaos e Chiquinho Divilas, além de apresentações de entidades sociais. A entrada será mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Criado em 12 de dezembro de 2005, durante a gestão do prefeito José Ivo Sartori e do vice Alceu Barbosa Velho, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu cerca de 15,2 mil toneladas de alimentos desde sua fundação. Inicialmente inspirado pelo modelo de Porto Alegre, ligado à Fiergs, o banco começou com quatro toneladas de alimentos arrecadadas em supermercados locais e 31 entidades assistenciais cadastradas. Atualmente, atende mais de 100 entidades.
Durante a pandemia, o banco teve papel fundamental, distribuindo 1,5 mil toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. “A comunidade respondeu com muita solidariedade, garantindo que pudéssemos continuar atendendo famílias, entidades cadastradas e cozinhas comunitárias”, lembra a nutricionista da SMAPA, Cristina Fabian Gregoletto.
Segundo Valéria Wormann, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, o objetivo do festival é “mais do que comemorar, consolidar a imagem do Banco como referência social e institucional, ampliando sua visibilidade e reforçando seu papel na comunidade”.
O evento tem patrocínio principal da Eaton, com apoio de Sicredi, Farmácias São João, Amalcabúrio, Multimercados e diversos parceiros locais, incluindo mídia e produção.
Além do festival, o Banco de Alimentos mantém projetos permanentes de combate ao desperdício e incentivo à solidariedade, como:
- Recanto Solidário – Doação de hortifrutigranjeiros excedentes às instituições sociais.
- Sábado Solidário – Arrecadação de alimentos em mercados locais, realizada mensalmente por voluntários.
- Troca Solidária – Coleta de resíduos recicláveis trocados por alimentos.
- Cozinha Experimental – Capacitação em técnicas culinárias e aproveitamento integral dos alimentos.
- Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra de produção da agricultura familiar para distribuição a entidades cadastradas.
- Banco de Refeições Coletivas – Prato Solidário – Redução de desperdício de alimentos de cozinhas industriais e comerciais.
Quem quiser se voluntariar pode enviar nome e telefone para [email protected].
