Durante a 34ª edição da Mercopar, em Caxias do Sul, o Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do governo do Rio Grande do Sul, destacou o papel estratégico da feira para impulsionar negócios, fomentar a inovação e aproximar o setor produtivo de novas tecnologias. A instituição participa com estande próprio e busca ampliar o relacionamento com clientes e empresas interessadas em investir em modernização.
De acordo com o superintendente de Inovação do Badesul, Elias Rigon, a Mercopar tem se consolidado como uma das principais feiras no calendário da agência, ao lado da Expointer e da Expodireto Cotrijal. O representante destacou o avanço da indústria 4.0 entre os expositores e a importância do evento como vitrine tecnológica para toda a América Latina.
O superintendente comercial Juliano Melo reforçou que, mesmo diante de um cenário de juros elevados, o Badesul segue confiante na força da indústria gaúcha. Entre os principais instrumentos de apoio do Badesul está o Fundo Indústria 4.0, voltado ao investimento em startups que desenvolvem soluções tecnológicas para aumentar a competitividade do setor industrial. O fundo apoia iniciativas que promovem ganhos de escala, eficiência e sustentabilidade, como coloca Juliano.
Além das linhas já disponíveis, o Badesul aguarda a liberação de novas modalidades de crédito da Finep, voltadas especialmente à inovação e sustentabilidade. Segundo os representantes, a expectativa para a 34ª edição da Mercopar é muito positiva em torno de notícias para ampliação das oportunidades de financiamento, e claro, de novas parcerias futuras.