Amarildo Rubinei Moreira é detento do regime semiaberto da Penitenciária Estadual do Apanhador. Ele recebeu autorização da Vara de Execuções Criminais e apoio da Justiça, Ministério Público e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para participar juntamente com Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Chiquinho Divilas, da Expo Favela. A mostra é considerada o maior evento das Américas voltado a quem vive nas favelas do mundo.
Amarildo ficou mais conhecido pelo apelido de Veio, por ter sido um dos maiores assaltantes de bancos do Estado. Com mais de 240 anos de condenações por assaltos, deixou o confinamento há sete anos, depois de passar dois anos a mais do que o período máximo que a lei brasileira permite, para mudar de vida. Atualmente, ele é empresário do ramo da reciclagem. Amarildo foi convidado durante o evento a participar do painel Antes e Depois do cárcere – Egressos do sistema prisional, juntamente com demais palestrantes.
Segundo ele, a transformação de vida e oportunidades recebidas podem contribuir com as comunidades mais carentes, além da necessidade da sociedade promover a ressocialização para ex-carcerários e diz acreditar que oportunidades de desenvolvimento podem transformar vidas.
Atualmente, Amarildo desenvolve um projeto de coleta junto à rede municipal de ensino, escreveu um livro e é colaborador ativo dos Círculos de Paz da Justiça Restaurativa em Caxias do Sul. A Expo Favela Innovation é a maior feira de negócios de favelas do mundo e acontece até o próximo dia 3 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo.