Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Ato simbólico marca assinatura do contrato do Porto Meridional de Arroio do Sal, em Porto Alegre

  • Keize Machado
  • 18/10/2024
Foto: Divulgação | Rogério Rodrigues

A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes da Prefeitura de Caxias do Sul e de entidades como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e a Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias). Também participaram os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que também estiveram presentes na reinauguração do Aeroporto Salgado Filho. 

O contrato oficializa a adesão entre a União, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e a empresa Porto Meridional, com a interveniência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A cerimônia foi considerada simbólica, já que a autorização oficial para o andamento da obra havia sido dada em 1º de outubro, com a concessão do direito de implantar o projeto à empresa. 

Em entrevista à Rádio Caxias, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, destacou as medidas em andamento na Serra Gaúcha. Segundo ele, o Porto Meridional deve proporcionar maior capacidade de exportação para a região, além de fomentar a competitividade econômica. 

Apoiadora do projeto, a Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias) esteve presente no evento. De acordo com o diretor executivo, Rogério Rodrigues, o momento foi definido como histórico, após cinco anos de mobilização em torno do porto. Ele ressalta que, a partir de agora, o projeto deixa de ser apenas uma perspectiva e se torna uma realidade, junto com outras medidas anunciadas. 

O projeto inicial prevê um terminal de uso privado com capacidade para receber até 40 mil toneladas. A obra também incluirá um calado de 17 metros, permitindo a recepção de embarcações de grande porte. O investimento total deve ultrapassar R$ 1,2 bilhão, com previsão de gerar mais de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos durante a construção.

Tags:
  • ANTAQ
  • arroio do sal
  • assinatura
  • contrato
  • MobiCaxias
  • PORTO MERIDIONAL
  • PORTOS E AEROPORTOS
  • PROJETO
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Auditoria das urnas eletrônicas é realizada nesta sexta para segundo turno eleitoral

  • Alana Matos
  • 18/10/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Publieditorial

Grupo L Formolo e Crematório São José promovem evento em homenagem ao Dia de Finados

  • Jonatan Mombach
  • 18/10/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Primeira etapa do período para matrículas na Rede Estadual de Ensino é realizada de forma online e encerra na sexta-feira

  • 02/11/2026
ler post

Após três tentativas frustradas de licitação, projeto de ciclofaixas em Caxias segue sem prazo para execução

  • 02/11/2026
ler post

Mulher morre e dois homens ficam feridos em acidente envolvendo carro e caminhão, na ERS 122, entre Ipê e Vacaria

  • 02/11/2026
Leia também
  • Com desfalques, Juventude se reapresenta e abre preparação para encarar o Cuiabá
  • Juventude define logística e freta avião para Cuiabá
  • Caxias do Sul recebe 21ª edição do Festival de Cinema Italiano entre 12 e 22 de novembro
  • Barbieri valoriza entrega do Juventude e enaltece resultado na luta pelo acesso direto: “Dependemos apenas de nós”
  • Caxias do Sul registra baixa adesão à vacinação contra a pneumonia entre idosos acima de 85 anos
  • Em confronto direto, Juventude empata com o Vila Nova e permanece no G-2 da Série B
Últimos vídeos
  • JORNAL DA CAXIAS ENTREVISTA 03/11/2026Jornalismo · 03/11
  • FORTALEZA X ATLÉTICO-GO | SÉRIE B – 36ª RODADA| 02/11/2026Esportes · 03/11
  • CAMPO NEUTRO 02/11/2026Esportes · 03/11
  • JORNAL DA CAXIAS ENTREVISTA 02/10/2026Jornalismo · 02/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 02/11/2026Esportes · 02/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

18/10/2024 - Atualizado em 18/10/2024 - 19:20

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar