Passado mais de um ano desde o incêndio que atingiu o prédio da Receita Federal de Caxias do Sul, em julho de 2024, ainda não há previsão de retorno dos serviços a um local único. O processo de locação de um novo espaço não avançou. As equipes vinham trabalhando nas tratativas e análises específicas do edifício localizado em frente ao Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Moreira César, no bairro São Pelegrino, o mesmo imóvel que está em processo de negociação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A negociação com a Receita estava em fase final, mas não teve êxito, após o proprietário do imóvel optar por seguir com as tratativas com a universidade. Segundo o delegado da Receita Federal em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos, o espaço era o único que reunia todas as condições necessárias. Ele destaca que, nas próximas semanas, reuniões deverão ajustar os detalhes do chamamento público anterior. Entre as mudanças previstas, está a ampliação do perímetro buscado , antes restrito à área central, e que agora deve incluir também bairros próximos. A estimativa é que o novo chamamento seja lançado ainda em dezembro, para que os trâmites sejam concluídos e o local definido até o primeiro semestre de 2026.
Sobre o antigo prédio que abrigava os serviços da Receita, o projeto preliminar para reforma foi entregue em agosto deste ano e está passando por uma série de correções técnicas pela equipe de engenharia do órgão. Só após essa etapa o documento poderá ser oficialmente recebido e habilitado para permitir a licitação da obra e o início da reforma. O delegado explica que, por não se tratar do projeto definitivo, a reforma não poderá ser incluída no orçamento de 2026 da União, o que afeta o cronograma previsto. Com isso, o início das obras deverá ocorrer apenas em 2027.
Enquanto isso, os atendimentos seguem sendo realizados em espaços temporários. O atendimento ao público ocorre na Agência Tudo Fácil, localizada no Shopping Bourbon San Pellegrino. Já o gabinete da delegacia funciona no prédio da Justiça Federal, na Rua Doutor Montaury, enquanto o setor administrativo está instalado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Rua Bento Gonçalves.
