Por volta das 20h40 desta quinta-feira (20) foram reabertas as portas da Blue Zone depois de um incêndio que provocou grande correria por volta das 14h03 (início da tarde desta quinta-feira) e, poucos segundos depois, ganhou proporção. A informação de reabertura foi divulgada através de um comunicado dos organizadores da conferência que segue até esta sexta-feira (21), em Belém no Pará.
Conforme o documento, após uma avaliação de segurança com inspeção, o local foi considerado apto pelo Corpo de Bombeiros.
“As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje”.
O comunicado segue dizendo que a área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência nesta sexta-feira e que a organização permanecerá acompanhando atentamente a condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico, permanecendo em contato com os serviços de saúde.
Além disso, o informe acrescenta que foram canceladas as plenárias que deveriam acontecer na noite desta quinta-feira. Elas recomeçam nesta sexta-feira (21) de manhã e serão abertas às Partes e transmitidas online.
O documento dos organizadores fecha com um agradecimento:
“Agradecemos a cooperação, paciência e compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP”.
As causas do incêndio não foram divulgadas peloa organização da COP30.
Comunicado na íntegra
Na tarde desta quinta-feira, 20/11, ocorreu um incêndio em uma área do setor de pavilhões da Zona Azul da COP30, em Belém. O Corpo de Bombeiros e os agentes de segurança da ONU responderam rapidamente, e o fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos. As pessoas foram evacuadas com segurança.
Treze pessoas foram atendidas no local por inalação de fumaça. Seus estados de saúde seguem sendo monitorados e o suporte médico apropriado foi fornecido.
Como medida de precaução, o Governo Brasileiro e a UNFCCC decidiram, conjuntamente, fechar temporariamente a Zona Azul, enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança.
Solicita-se aos delegados e credenciados que aguardem uma nova comunicação oficial, que será divulgada às 20h desta noite, após a conclusão da avaliação e a plena garantia de segurança no local.
Agradecemos a cooperação e compreensão de todos os participantes, enquanto priorizamos a segurança de todos os envolvidos.
Informamos que a Zona Verde permanece aberta e as atividades continuam conforme programado.
Pessoas atendidas
O incêndio que ocorreu na tarde desta quinta-feira na 30ª Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para mudanças climáticas, levou 21 pessoas para atendimento médico e desse total, 9 ainda estão sob cuidados (até a publicação desta matéria).
Conforme informações divulgadas pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), coordenado pelo ministério da Saúde e responsável pela assistência de saúde da COP30, não houve registro de queimaduras.
Os socorros e atendimentos são referentes à inalação de fumaça (19 casos) e crises de ansiedade (2 casos). De acordo com o Ciocs, as pessoas que tiveram problemas foram encaminhadas aos serviços de saúde de Belém (PA).
O incêndio teve início ao redor do pavilhão da África e da East African Comumunity, na Blue Zone da COP30, um espaço que além de estandes de entidades e países, estão as salas de negociações climáticas.
Mais cedo, durante a tarde, a organização da COP30 contabilizava 13 pessoas atendidas por inalar fumaça.
Agradecimento aos Bombeiros do Pará
Ainda na noite desta quinta-feira (20), a vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan, e presidente do Comitê Estadual para a preparação da COP30, divulgou um video em suas redes sociais.
O repórter Tales Armiliato está em Belém (PA) e durante a tarde acompanhou todas as infomações sobre o incêndio na Blue Zone, no Hangar do Centro de Conferências da Amazônia.
A cobertura da Rádio Caxias na COP30 tem o apoio de:
Assembleia Legislativa: Pacto RS 25. O crescimento sustentável é agora.
Sua empresa gera resíduos? Biosys ambiental. Soluções em resíduos industriais.
