Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Justiça
  • Notícias

Após apontamento de irregularidades, Justiça determina suspensão da cantina do Presídio Regional de Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 23/01/2026
Foto: Reprodução/ Google Maps

A Justiça determinou na última quinta-feira (22), a suspensão do serviço da cantina do Presídio Regional de Caxias do Sul. O documento, assinado pela juíza Joseline de Vargas, aponta possível descumprimento de contrato, bem como uma série de práticas que desvirtuam a finalidade pública do serviço e colocam em xeque a segurança, a ordem e a disciplina no interior do estabelecimento penal.

É requerida a apuração de eventuais ilícitos penais e atos de improbidade, e pela intimação da Polícia Penal para que preste esclarecimentos acerca da destinação dos valores pagos pela concessionária a título de contraprestação.

A magistrada realizou fiscalização em dezembro do ano passado no local. Denúncia recebida relatou que os presos estariam sendo subjugados e agredidos por conta de dívidas mantidas com o detento autointitulado “cantineiro”, o qual estaria efetuando a “revenda” dos produtos da cantina com preços elevados.

Uma das irregularidades foi a constatação do ingresso de produtos não autorizados. Durante a inspeção foi verificado a entrada de carnes in natura e processadas, como filé, bife de gado, coxas e sobrecoxas de frango, carne de porco, calabresa e salame, dentre outros vários produtos que não constam na lista permitida.

A decisão aponta que a sistemática de funcionamento do serviço também se revelou viciada. O contrato prevê a existência de um ponto de venda físico, com atendimento presencial e contínuo por um funcionário da concessionária. Na prática, o local destinado à cantina era utilizado como depósito, servindo para armazenamento de itens da própria Casa Prisional, e a operação se dava por meio de recolhimento de pedidos e entrega em dia posterior, com um método de pagamento parte em espécie, recolhido no interior do cárcere, e parte via transferências por PIX, realizadas por terceiros do meio externo.

Além disso, na inspeção, foi constatado que a operação intramuros da cantina havia sido, na prática, delegada a um detento. Entrevistas realizadas com a população carcerária revelaram a existência da figura do “cantineiro”, um preso que atua como intermediário entre a empresa concessionária e a massa carcerária, gerenciando os pedidos e a distribuição dos produtos. Foram encontrados diversos produtos revendidos a preços significativamente superiores aos de mercado. Também foi constada suspeita de discrepância entre a quantidade de mercadorias que ingressavam no presídio e os valores declarados nas notas fiscais apresentadas.

A juíza explica que os serviços ficam suspensos até que haja regularização e um plano de fiscalização efetivo, capaz de assegurar que o serviço de cantina opere dentro da legalidade e da segurança.

A decisão cabe recurso. O Presídio Regional de Caxias do Sul fica localizado na BR-116, em frente ao Hospital Geral (HG).

Tags:
  • caxias do sul
  • irregularidades
  • Justiça
  • presídio
  • regional
Diego Pereira
Diego Pereira

Artigo Anterior
  • Agricultura
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Comitiva da Serra faz visita técnica a SC para conhecer sistema antigranizo

  • Cristian Bergamin
  • 23/01/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

Prefeitura de Caxias do Sul suspende temporariamente edital dos serviços funerários

  • Keize Machado
  • 23/01/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Forqueta, em Caxias do Sul

  • 31/01/2026
ler post

Acidente entre dois caminhões deixa um morto e interdita a ERS-122 entre Flores da Cunha e Antônio Prado

  • 30/01/2026
ler post

Assinatura da ordem de início para obra da UBS Vila Cristina acontece na próxima semana

  • 30/01/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Forqueta, em Caxias do Sul
  • Confira as informações para o confronto entre Caxias e Internacional
  • Caxias finaliza preparação para enfrentar o Inter
  • Juventude conhece arbitragem para duelo contra o Grêmio
  • Juventude consegue efeito suspensivo e conta com lateral diante do Grêmio
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

23/01/2026 - Atualizado em 23/01/2026 - 12:52

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar