A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou a chegada de um lote com 5 mil vacinas contra dengue, que passa a fazer parte do calendário de rotina da criança e adolescente. A imunização começa na quinta-feira (12) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto na UBS Galópolis.
O público-alvo é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue no país. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses, e pode ser feito junto com outras vacinas. A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. As equipes de saúde foram capacitadas nesta quarta-feira (11) para aplicação da vacina.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatris Teles, reforça o convite para que os responsáveis levem as crianças e adolescentes até as UBSs para a vacinação.
Além da vacina, a secretaria reforça que é fundamental que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença: febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, enjoo, moleza, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo.
Também é importante prestar atenção nos sinais e sintomas de alerta para dengue grave: dor intensa na barriga, vômitos frequentes, tontura ou sensação de desmaio, dificuldade de respirar, sangramento no nariz, gengivas e fezes, cansaço e/ou irritabilidade.
A vacinação e os cuidados preventivos de eliminar a água parada seguem sendo as principais estratégias para reduzir casos graves e hospitalizações causadas pela dengue.
