Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (04) a autorização por parte da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para um segundo projeto de porto em Arroio do Sal. A proposta já tinha sido apresentada em outra ocasião na Antaq, mas não tinha dado continuidade em algumas solicitações feitas. Essa é considerada uma das primeiras etapas, após é necessário o aval do Ministério de Portos e Aeroportos.
O projeto em questão está sendo denominado como Porto Litoral Norte e é projetado, inicialmente, em formato de “L”. Esse segundo modelo em andamento tem um valor estimado semelhante ao primeiro, de R$ 5 bilhões. Além disso, o terminal seria do modelo offshore, em alto-mar, enquanto o outro tem construção prevista na costa. Um dos diferenciais estaria na profundidade de cerca de 30 metros contra 17 metros do projeto do Porto Meridional. Tal fator auxiliaria que navios ainda maiores pudessem atracar na estrutura.
Essa proposta é da empresa Doha Investimentos e Participações, de Porto Alegre, constituída por investidores que divergiram da proposta do Porto Meridional. Fora a área a ser ocupada em alto-mar, esse projeto utiliza uma área de 150 hectares no balneário Arroio Seco para abrigar o complexo industrial e o terminal de passageiros. O acesso seria facilitado por meio de um viaduto e pela BR-101.
A distância planejada para os dois portos, caso ambos tenham sequência é de cinco quilômetros. Isto, com o Porto do Litoral Norte ficando ao norte do Porto Meridional. A estrutura dessa segunda opção deve receber 23,4 mil contêineres, com possibilidade de movimentação de 43,9 milhões de toneladas ao ano.