Diante de casos de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol em outros estados brasileiros, o Procon de Caxias do Sul demonstrou preocupação com a situação. Mesmo ciente de que nenhum caso foi registrado no Rio Grande do Sul algumas orientações estão sendo repassadas para buscar prevenir tal situação.
Uma palestra já estava marcada para o IV Seminário Estadual de Relações de Consumo, em novembro, para demonstrações práticas de como identificar uma bebida adulterada. O momento será mediado pela Associação Brasileira de Bebidas. Conforme o coordenador do Procon, Jair Zauza, serão cerca de três horas de apresentações e exemplos.
Zauza cita algumas formas de verificar se produtos estão adulterados e embalagens violadas. Ele orienta que ao descartar uma embalagem os consumidores garantam que ela fique inutilizada, uma vez que podem ser usadas para produtos falsificados.
Em caso de suspeita de adulteração ou sintomas após o consumo, o uso do produto deve ser suspenso imediatamente. Atendimento médico de urgência deve ser buscado na sequência. É recomendado que a embalagem e a nota fiscal sejam guardados e uma denúncia registrada junto ao Procon e órgãos de segurança competentes.
Como identificar uma bebida adulterada
O Procon orienta a sinais que podem indicar falsificação:
- Lacres quebrados, tampas violadas ou rótulos de má qualidade;
- Informações borradas ou com erros ortográficos;
- Ausência do selo fiscal/papel-moeda;
- Preços muito abaixo do mercado;
- Alterações de cor, cheiro ou sabor no consumo;
- Falta do registro do Mapa no rótulo.
Além disso, recomenda-se não reutilizar garrafas: ao descartar, quebre ou inutilize a embalagem para evitar que falsificadores a reaproveitem.
Recomendações aos comerciantes
- Comprar apenas de fornecedores legalizados, sempre com nota fiscal;
- Manter cadastro atualizado de fornecedores para garantir rastreabilidade;
- Conferir rótulos, lacres e procedência dos lotes;
- Guardar comprovantes, recibos e imagens de CFTV para eventual colaboração com as autoridades.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Avenida Itália, 109 – bairro São Pelegrino, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.