Estamos próximos da colheita da uva para a grande maioria dos produtores de nossa região. A vindima é a celebração da colheita que simboliza o reconhecimento do trabalho do agricultor.
Esse período também impulsiona o turismo rural e enogastronômico, aproximando visitantes da vivência no interior e fortalecendo iniciativas que unem produção, cultura e experiência. O agricultor Lucas Tonietto concedeu entrevista ao Jornal da Caxias sobre o tema. Ele, junto de sua família, possui uma propriedade na Terceira Légua, onde está a Casas Bonet, que traduz de forma também turística, na prática, a importância da vindima para o presente e o futuro das gerações.
Ele relatou a expectativa positiva com a boa qualidade da fruta após um ano inteiro de dedicação. Em um trabalho de gerações, a propriedade familiar cultiva a variedade americana, Niágara rosada e branca, Isabel e Bordô. Os Tonietto também fornecem a fruta para Festa da Uva e tem todo um cuidado na colheita e armazenamento.
O agricultor relatou a nova tendência focada na imersão dos visitantes. O empreendimento possibilita o resgate da cultura italiana em casas centenárias, que contam com gastronomia atrelada a musicalidade, com canções que inclusive retratam pratos típicos. O foco na vivência também oferece um passeio de carretão que vai até os parreirais.
Por outro lado, Tonietto acredita que a divulgação dos eventos e dos atrativos da cidade deveria ser antecipada para possibilitar fomento e venda de pacotes por parte das agências de viagens.
De acordo com o agricultor, a propriedade na Terceira Légua recebe mais turistas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e esporádicos de outros estados. Nesta semana, um grupo de Pernambuco visitou o local.

