A Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul realiza, até esta quinta-feira (9), a 4ª edição da doação gratuita de livros à comunidade. A ação ocorre no saguão da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima e integra a programação do Mês do Livro, que ao longo de abril destaca datas importantes relacionadas à literatura e à formação de leitores.
A programação cultural da semana em Caxias do Sul também inclui eventos religiosos, artísticos e comunitários. Como parte das atividades que antecedem a Festa de Santo Antônio, ocorre nesta quinta-feira (9), às 20h, a tradicional Tortelada, com ingressos disponíveis na secretaria paroquial.
Na área das artes visuais, a exposição “Vazios no tempo: a espera in-finita”, da artista VerluMacke, será aberta nesta sexta-feira (10), na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A visitação é gratuita, com classificação livre, e segue até o dia 10 de maio, com horários variados ao longo da semana e possibilidade de acesso online.
Nos dias 11 e 12 de abril, o Shopping Villagio Caxias recebe a Feira Éden, iniciativa que tem como mote o encontro de mundos; entre o urbano e o sensível, o consumo e o propósito, o novo e o essencial.
Em celebração ao Dia Mundial do Teatro, o grupo Teatro A Gangorra apresenta neste sábado (11), às 16h30, a peça “Adágios – Instantes Efêmeros”, na Praça Dante Alighieri. A apresentação é gratuita, tem duração de 30 minutos e classificação livre. Em caso de chuva, será transferida para o dia 18 de abril.
Também no sábado (11), ocorre a 10ª edição da Feira Bêrgachega, a partir das 14h, no Sirène Caxias. O evento reúne expositores de marcas autorais, brechós e opções gastronômicas, com a proposta de incentivar o consumo consciente e valorizar o empreendedorismo local.
No domingo (12), tem início a 7ª edição do Forqueta Cultural, na comunidade de São Vigílio. O projeto segue até setembro, com encontros mensais em comunidades do interior de Forqueta, resgatando a tradição dos filós italianos por meio de música, dança e gastronomia típica.
Ainda no domingo, o município de Antônio Prado recebe o show gratuito “Laura Dalmás Canta Italianas”, às 17h, na Praça Garibaldi. A apresentação encerra a programação do Encanto de Páscoa 2026. A cantora Laura Dalmás apresenta um repertório voltado à música italiana, valorizando a herança cultural da imigração.
Entre os próximos destaques da agenda está o Pet Serra Summit, marcado para os dias 25 e 26 de abril, no Centro de Eventos da Festa da Uva.
Já em novembro, a banda AC/DC All Stars Tribute retorna a Caxias do Sul com um novo espetáculo que reúne músicos do Brasil e do Chile em homenagem ao clássico grupo australiano AC/DC.
Pod da Gente no ar
Encerrando a programação, o público é convidado a conferir o novo episódio do Pod da Gente, que nesta semana aborda o tema do ECA Digital. Os links para assistir e ouvir estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais @norianabehrend.
