Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Acordo para presidência da Câmara de Caxias gera descontentamento entre representantes da bancada feminina

  • Alana Matos
  • 30/12/2024
Foto: Divulgação | Câmara de Vereadores de Caxias

Diante de todas as articulações em torno dos próximos presidentes da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, outras questões envolvem o cenário político local. Internamente, algumas movimentações desagradaram parlamentares que entendem que a rotação da presidência deveria ocorrer de forma diferente. Esse descontentamento foi externado, principalmente, pela atual presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos (PSDB), e compartilhado pela vereadora Daiane Mello (PL).

Nas redes sociais, a tucana demonstrou indignação com o fato de que nenhuma das sete mulheres eleitas, que formarão a maior bancada feminina da história, está representada na rotação da presidência do Legislativo. A publicação também indicava que tanto ela (Marisol) quanto a vereadora Daiane Mello manifestaram interesse em ocupar a presidência da Casa do Povo. 

Segundo a postagem, “os articuladores” do acordo incentivaram as vereadoras a abrirem espaço para outros partidos. Pelo acordo original vigente na Câmara, seria priorizada a representatividade das maiores bancadas e dos partidos com maior número de votos. Nesse contexto, os partidos PSDB e PL, por terem representantes mais votados, deveriam assumir a presidência do Legislativo. 

De acordo com Marisol Santos, a atual legislatura priorizou a representatividade e o respeito ao voto popular. Foi acordado que as maiores bancadas teriam direito à presidência, mesmo que essa prática não esteja prevista no regimento interno. No entanto, recentes articulações ignoraram esse princípio, excluindo partidos mais votados e mulheres indicadas para a presidência. A vereadora lamenta a falta de valorização das lideranças femininas e o desrespeito à representatividade. 

A vereadora Daiane Mello (PL) destaca que foi indicada pelos vereadores do PL como representante do partido para a presidência. Contudo, ela relata que, ao longo do processo, o PT mudou de lado nas negociações, o que resultou na exclusão tanto dela quanto da vereadora Marisol, favorecendo outros vereadores. Daiane critica a quebra do acordo e destaca que a bancada do PL representa 36 mil votos em Caxias do Sul, os quais foram desconsiderados. 

Com as articulações em andamento, algumas possibilidades já vieram a público. Pelo desenho apresentado, em 2025, a presidência será ocupada pelo vereador Lucas Caregnato (PT). No segundo ano, em 2026, o vereador Wagner Petrini (PSB) deve assumir o comando do Legislativo. Em 2027, a previsão é que o vereador Edson da Rosa (Republicanos) seja o presidente, e, em 2028, o vereador Adriano Bressan (PP), que atualmente ocupa a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), deve retornar para assumir a presidência. 

Apesar dessas possibilidades, a definição oficial ocorrerá no dia 1º de janeiro, após a posse do Legislativo e do Executivo. Na ocasião, os vereadores discutirão e definirão a composição da Mesa Diretora de 2025, que será formada por um presidente, vice-presidente, 2º vice-presidente, secretário, 2º secretário e os integrantes das comissões permanentes da Casa. 

Tags:
  • BANCADA FEMININA
  • CÂMARA DE VEREADORES
  • caxias do sul
  • PARTIDOS
  • PRESIDÊNCIA
Alana Matos
Alana Matos

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Articulações políticas antecedem definições sobre presidentes da Câmara Municipal para legislatura 2025/2028

  • Alana Matos
  • 30/12/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Presidente do Sindiserv espera avanços nas pautas trabalhistas e mais diálogo na próxima gestão do poder público

  • Jonatan Mombach
  • 30/12/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Ponte da Cooperação não foi sinalizada do lado de Caxias antes de acidente e secretário justifica que nível do rio subiu durante a madrugada

  • 18/06/2025
ler post

Defesa Civil retira 11 pessoas da Vila São Pedro, em Vila Cristina

  • 18/06/2025
ler post

Engenheiro que projetou Ponte da Cooperação lamenta acidente e afirma que estrutura já cumpriu função emergencial

  • 18/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Juventude perde para o América-MG no Brasileirão Sub-20
  • Esmeraldas empatam com o Bahia e garantem permanência na elite do futebol feminino
  • Oriente Médio: Economista afirma que desdobramentos do conflito entre Israel e Irã  vão além do mercado de petróleo
  • Presidente do Caxias comenta sobre os objetivos do Grená na temporada
  • Comando Rodoviário da Brigada Militar divulga pontos de bloqueio em rodovias no Estado e orienta motoristas a consultarem mapa interativo
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

30/12/2024 - Atualizado em 30/12/2024 - 18:55

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar