Em mais uma ação do programa Caxias Mais Limpa, realizada nesta quarta-feira (28), no Loteamento Vinhedos 2, na região do bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul, foram recolhidas 50 toneladas de resíduos descartados irregularmente. O trabalho foi executado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).
Após a ação, está prevista para esta quinta-feira (29) a instalação de câmeras de monitoramento por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o objetivo de identificar os infratores. Também serão instaladas placas informando a proibição do descarte irregular no local.
O secretário da pasta, Ronaldo Boniatti, destaca que o elevado número de descartes irregulares preocupa e reforça que a secretaria deve ampliar as ações de combate ao problema em outros pontos da cidade. Boniatti também pede a conscientização da comunidade, orientando a população a utilizar os ecopontos disponíveis, além de novos espaços que serão inaugurados em breve.
O descarte irregular é crime e pode gerar multas que variam de R$ 2,5 mil a R$ 500 mil, conforme o tipo de material, a quantidade e o local do abandono. Esta foi a terceira ação do programa Caxias Mais Limpa, realizado em parceria entre a Semmas, a Codeca e outras secretarias municipais.
Iniciado em outubro de 2025, o programa realizou a primeira ação nos bairros Santa Fé, Belo Horizonte e Portal da Maestra, onde foram recolhidas 310 toneladas de resíduos. Em novembro, os bairros Vila Ipê, Cânyon e Colina do Sol participaram da iniciativa, com o recolhimento de 30 toneladas.
A população pode denunciar o descarte irregular de resíduos pelo WhatsApp (54) 9 9929-4992 ou pelo Alô Caxias, no telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
