A cerimônia simbólica de Abertura da Colheita ocorreu nos parreirais da Família Pagliosa, na propriedade localizada na 3ª Légua. O local foi escolhido por se localizar entre as Estradas Municipal do Vinho e do Migrante, lugar onde se instalaram os primeiros imigrantes italianos no município. O evento também foi marcado pelo lançamento da contagem regressiva para a Festa das Colheitas 2025.
A Abertura da Colheita contou com a presença de inúmeras autoridades locais, estaduais e até mesmo federais. Após o cumprimento do protocolo, ocorreu a colheita simbólica da uva pelo prefeito Adiló Didimenico, o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, a rainha e as princesas da Festa da Uva, além de outras autoridades. O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, destaca a produção agrícola da cidade, com ênfase para os produtos hortifrutigranjeiros, e o esforço dos agricultores, os principais responsáveis pela colheita.
A uva segue sendo o carro chefe da produção de hortifrutigranjeiros no município, são cultivados cerca de 70 mil toneladas por ano. Outra fruta com expressiva produção é a maça, 60 mil toneladas são produzidas nos pomares de Caxias do Sul. Após o ato de colheita nos parreirais, Adiló Didomenico ressaltou a resiliência dos produtores de uva diante de todas as intempéries enfrentadas no último ano.
A cerimônia também marcou o lançamento da 4ª Festa das Colheitas, que ocorre de 7 a 23 de março, sempre às sextas, sábados e domingos, no Centro de Eventos da Festa da Uva. Diversas atrações da festividade foram anunciadas durante o evento, que terá uma programação voltada especialmente aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos do município.