A noite desta terça-feira (18) foi marcada pela celebração coletiva com a abertura oficial do Brilha Caxias 2025, que levou milhares de pessoas à Estação Férrea para acompanhar a chegada do Papai Noel, apresentações artísticas e o show da Família Lima. O evento representou também a inauguração da primeira etapa das obras de revitalização do complexo histórico, consolidando o início de uma transformação que deve reposicionar o espaço como novo ponto de convivência e turismo da cidade.
A cerimônia de abertura do evento, que é uma realização da prefeitura em parceria com a CDL Caxias, contou com a participação do prefeito Adiló Didomenico, do vice-prefeito Edson Néspolo, do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, do presidente da CDL Caxias Mauro Andreazza, além de lideranças regionais e comunitárias. O público presente pode circular por toda a área remodelada, iluminada pela primeira vez para o ciclo natalino. O prefeito Adiló destacou a importância simbólica da Estação Férrea para a história da cidade e as obras que tornarão o espaço um local de encontro para todos os caxienses.

Outro ponto central da noite foi a inauguração do Monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana, também construído no Largo da Estação Férrea. O prefeito lembrou ainda da chegada da locomotiva — que será recuperada e se tornará um ponto central na paisagem — e ressaltou que o resgate do espaço está diretamente ligado a recuperação da autoestima da população. Adiló também ponderou os investimentos para garantir a segurança no local, com a instalação de 18 câmeras de monitoramento e iluminação ampliada.
O governador Eduardo Leite celebrou o resultado entregue à comunidade e reforçou o papel do Estado na viabilização da obra. O investimento na Estação Férrea envolve R$ 3,5 milhões do Tesouro Estadual, somados ao financiamento feito pelo município via Badesul.

Antes do ato oficial na Estação Férrea, o centro de Caxias já vivia clima de festa. Foram inaugurados o túnel de LED instalado na Avenida Júlio de Castilhos e a decoração natalina da Praça Dante Alighieri, em cerimônia realizada no fim da tarde com a presença da comitiva do município e do Estado. Além do túnel iluminado — atração inédita desta edição — a praça abriga ainda uma roda-gigante e o espaço onde o Papai Noel receberá as crianças até 21 de dezembro, reforçando o espírito de encantamento que é característico do Natal.
Obras continuam
A segunda fase das obras na Estação Férrea deve começar imediatamente após a entrega desta etapa, conforme o prefeito Adiló. Entre as principais execuções da próxima fase estão a construção da fonte luminosa (que deve ser concluída até o Natal); a implantação de escadaria de acesso pela Rua Marechal Floriano; instalação completa das câmeras de monitoramento; melhoria da acessibilidade, com pisos táteis; e a integração do espaço com o futuro Museu do Transporte.
Uma terceira fase contemplará o restauro da locomotiva e a cobertura da Praça das Feiras, concluindo o redesenho da Estação Férrea.
