O ato foi realizado na localidade de Monte Bérico e contou com a presença de autoridades, representantes sindicais e produtores. A propriedade Venturin Uvas Finas Empório Garden recepcionou o evento. Além de simbolizar o início da safra, a ocasião também foi utilizada para a apresentação do vídeo oficial da Festa da Uva que inicia na metade do mês.
A solenidade fez questão de reforçar a diversidade dos cultivos de Caxias, lembrando que a uva é a estrela, mas as entregas vão além. Enquanto uma média de 70 mil toneladas de uva por ano são colhidas, a maçã vem logo na sequencia, com 60 mil toneladas. Mas as plantações ainda se estendem, com o tomate, frutas de caroço como pêssego e ameixas, e as hortaliças.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Rudimar Menegotto, reforça que a oficialização da colheita é uma forma de valorizar o agricultor e reafirmar a diversidade de Caxias do Sul. Menegotto cita os efeitos climáticos adversos enfrentados nos últimos meses.
A anfitriã, proprietária da Venturin Uvas Finas, Zila Venturin, conta sobre o trabalho incessante que a colheita da uva gera. Há 52 anos morando em Monte Bérico e trabalhando com uva ela frisa que o trabalho apaixonante.
Já o vídeo oficial foi gravado no Parque de Eventos da Festa da Uva, Praça Dante Alighieri, Casas Bonnet, Museu Casa de Pedra e no interior do município. O convite foi gravado ao longo de três dias e inspirado na gastronomia, cultura, tradição e inclusão. Afinal, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi incluída.
A rainha da Festa Nacional da Uva, Lizandra Mello Chinali, conta como foi a preparação para o vídeo e a busca por incluir toda a comunidade nele. Ela, juntamente com as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, citam que o material teve o toque de cada uma delas.
A produção pode ser conferida no site da 34ª edição da Festa da Uva. A solenidade também foi utilizada para a entrega do selo Sabor Caxias do Sul para dois agricultores.