O ano de 2025 marcou a volta do vereador Edson da Rosa (Republicanos) ao Legislativo caxiense. Depois de quatro mandatos consecutivos como parlamentar, de 2005 a 2020, ele ficou quatro anos fora da Câmara, pois concorreu como candidato a vice-prefeito na chapa de Edson Néspolo no pleito de 2020.
Nesse retorno, o vereador relata mudanças de questões tecnológicas, com a realização de reuniões sobre o regimento interno da Casa para adaptações e celeridade ao processo legislativo. Cita também os trabalhos frente à Comissão de Educação, no qual apontou a necessidade de cuidar dos professores. Ele também foi secretário de Educação por três ocasiões.
O parlamentar destaca a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas de Caxias do Sul com a criação do Projeto Êxito Empreendedor, iniciativa voltada à capacitação e fortalecimento dos microempreendedores individuais (MEIs) do município.
Entre as sugestões ao Executivo, o republicano lembra a indicação para institucionalização da Comissão de Diretores das Escolas Municipais e para criação da Secretaria de Segurança Alimentar. Ao lembrar de visita à Colômbia, Edson pontua sobre a necessidade de falar bem da cidade.
Para 2026, o vereador aponta o objetivo de criar pontes para que as pessoas conheçam mais sobre o poder Legislativo, e que a comunidade conheça mais sobre o papel e a real função do legislador. Nesse sentido, afirma que o desafio é a intermediação do Executivo com a comunidade, saindo do gabinete e indo até os bairros para mostrar a importância que tem a Câmara naquilo que a compete. Ele explica que os trabalhos não se limitam aos três dias de sessão.
Edson Paulo Theodoro da Rosa fez 2.653 votos, tem 61 anos e é contador. Em 2026 ele ocupa cargo na Mesa Diretora como vice-presidente da Câmara.
