O Juventude está em ritmo acelerado de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é o principal torneio de categorias de base do Brasil. Esta será a 28ª participação alviverde torneio. A melhor campanha do esmeraldino foi em 2010, quando chegou à semifinal. Fernando Rech, diretor executivo das categorias de base do Ju, concedeu entrevista à Radio Caxias e falou sobre a preparação e os adversários do Ju na competição.
O Juventude disputou três jogos-treino preparatórios, com 100% de aproveitamento nos confrontos. As partidas preparatórias são realizadas em 3 tempos, sendo dois de 30 minutos e um de 40, possibilitando que todos os atletas ganhassem minutos em campo. Rech detalhou mais sobre a preparação nesse final de ano.
“A preparação para a Copa São Paulo, segue a todo vapor, a gente teve só uma folguinha de uma semana ali pós Copa Gaúcha, em novembro ainda, dezembro foi foco total, preparação total, sem folga, pausa de dois dias agora no Natal. Ano Novo a gente emenda porque viaja no dia primeiro, estamos em pleno vapor na reta final da preparação. Os atletas, os 30 atletas inscritos estão comprometidos demais com o processo, a gente até tem algumas dúvidas sobre quais atletas vamos convocar, isso é muito bom, porque a gente comprova mais ainda o desenvolvimento e a potencialização do trabalho, mas nessa reta final agora já, se começam a clarear os caminhos aí a gente chega prontíssimo para estreia no dia três.“
O alviverde está no Grupo 12 da competição, ao lado de América-RN, Comercial Tietê e Operário de Caarapó, os dois melhores classificados avançam para a segunda fase do torneio. O diretor executivo avaliou as equipes que o Papo irá encarar nessa primeira fase da competição.
“Os três adversários trocaram o comando em alguma altura deste ano de 2024. O time da casa, o comercial Tietê, é um time forte, um time jovem mas um time forte, é competitivo. Jogou duas competições agora neste ano de 2024, acabou, como eu falei, trocando o comando também. Mas é o time da casa, estreia sempre mais difícil contra o time da casa. A gente não espera nada fácil, mesmo sendo um adversário, de pouca expressão, que a nível de futebol de base, isso não representa absolutamente nada.“
“A América de Natal também trocou o comando. Jogaram uma competição agora a pouco, em novembro, que a gente teve acesso aos jogos. É uma SAF, é um clube que tem uma estrutura bacana, já está em São Paulo inclusive, fazendo um período de treinamento em São Paulo, se desloca para Tietê na véspera da estreia também. E o time do Operário lá do Mato Grosso é uma equipe que foi campeã estadual e também trocou o comando. É uma equipe que a gente tem menos informações, mas também é uma equipe que já está no interior de São Paulo, tem treinado lá desde antes do Natal, feito alguns jogos treino que a gente tem tido acesso. É o nosso último jogo, é o jogo que fecha“, complementou Fernando Rech sobre os times que irão cruzar caminho com o Ju.
A equipe do Juventude viaja para São Paulo no dia 1º de janeiro e ficará na sede de Tietê. A estreia alviverde na competição será no dia 3 de janeiro, contra o Comercial de Tietê.